Mansa Devi é uma deusa hindu de cobras, adorada principalmente em estados do nordeste. Mansa é a irmã de Vasuki, rei das cobras e esposa de Jagatkaru. Ela também é conhecida como Vishahara (o destruidor do veneno), Jagadguri, Nitya e Padmavati.
Mansa é retratada como uma mulher coberta de cobras e sentada em lótus. Ela é abrigada pelo dossel da floresta de sete cobra serpentes.
Em Kamakhya, shakti peeth, o mansa puja ou dev dhawni mela é comemorado em agosto. Há um livro que abre apenas uma vez por ano. O livro não é obrigatório e são folhas soltas recitadas em forma de música por grupos de pessoas e tem que ser completada em uma única noite a cada dia durante a mela. A partir de julho, esse livro percorre toda casa das pessoas que querem fazer mansa puja. Ouvir esta katha em uma forma de música remove todos os obstáculos da vida.
Nessas folhas soltas, a história de mansa devi está escrita. De acordo com este livro, Mansa Devi nasceu quando uma estátua de garota que havia sido esculpida pela mãe de Vasuki foi tocada pelo sêmen de Lord Shiva. Vauki aceitou Mansa como sua irmã e concedeu-lhe a carga do veneno. Era uma vez, o Senhor Shiva a viu em uma floresta e ela era tão bonita que ele se sentiu sexualmente atraído por ela, mas ela provou que ele era seu pai. Shiva a levou para sua casa onde sua esposa Chandi suspeitava de Mansa de ser a outra esposa de Shiva e insultou Mansa e mais tarde, queimou um de seus olhos, deixando Mansa meio cega. Finalmente cansado de brigas entre Mansa e Chandi, Shiva abandonou Mansa embaixo de uma árvore, mas criou uma companheira para ela de suas lágrimas de remorso chamado Neta.
Acompanhado por sua conselheira, Neta, Mansa desceu à Terra para obter devotos humanos. Ela conseguiu converter pessoas de diferentes caminhos da vida, mas não conseguiu converter Chand Sadagar, um ardente Shiva e devoto Chandi. Ao tentar convertê-lo, Mansa matou os seis filhos de Chand e o deixou em falência.
Ela também matou Lakhindar na noite de casamento, a esposa de Chand e a nora viúva tentaram convencê-lo a adorar Mansa.
Por fim, ele se rendeu oferecendo uma flor de lótus à deusa com a mão esquerda sem mesmo olhar para ela. Este gesto tornou Mansa tão feliz que ressuscitou todos os filhos de Chand e restaurou sua fama e fortunas. Desde então, o culto de Manasa tornou-se mais popular e ganhou impulso.
A deusa é amplamente adorada na estação das chuvas quando as cobras são mais ativas. Mansa também é uma deidade de fertilidade muito importante e suas bênçãos são invocadas durante o casamento ou a falta de filhos. Ela geralmente é adorada e mencionada junto com Neta. MAnsa é adorada cerimonialmente em Nag Panchmi - um festival de adoração de cobras no mês Hindu Sharvan (julho-agosto).
Jai Maa Mansa Devi
Traduzido pelo google Translator
Nenhum comentário:
Postar um comentário