Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

quarta-feira, 2 de março de 2011

SHIVARATRI
By Sri Swami Sivananda




Esta cai no dia 13 (ou 14) dias da metade escura do Phalgun (fevereiro-março). O nome significa "noite de Shiva". A cerimônia tem lugar à noite. Este é um festival observado em honra do deus Shiva.

Shiva casou-se com Parvati neste dia.

As pessoas observam estrito jejum neste dia. Alguns devotos nem mesmo tomar uma gota de água. Eles mantêm a vigília a noite toda. O Shiva Lingam é adorado durante a noite, lavando-a cada três horas com leite, coalhada, mel, água de rosas, etc, enquanto se canta o Mantra: Om Namah Shivaya continuamente. Oferendas de folhas de Bael são feitas para o Lingam. As folhas de Bael são muito

agradas, é dito, Lakshmi reside neles.

Hinos em louvor ao Senhor Shiva, como o Shiva Mahimna Stotra do Pushpadanta ou Ravana Shiva Tandava Stotra são cantados com grande fervor e devoção. As pessoas repetem o mantra Panchakshara, Om Namah Shivaya. Aquele que entoa os Nomes de Shiva durante o Shivaratri, com perfeita devoção e concentração, fica livre de todos os pecados. Ele alcança a morada de Shiva, e viverá feliz lá. Ele será liberado da roda de nascimentos e mortes. Muitos peregrinos afluem aos locais onde estão os templos de Shiva.


A história de King Chitrabhanu

No Shanti Parva do Mahabharata, enquanto, Bhishma, descansando na cama de flechas e discorrer sobre o Dharma, se refere à observância do Maha Shivaratri pelo rei Chitrabhanu. A história é a seguinte.
Era uma vez Chitrabhanu rei da dinastia Ikshvaku, que governou durante todo o Jambudvipa, foi observado um rápido com sua esposa, sendo o dia de Maha Shivaratri. O sábio Ashtavakra veio em uma visita à corte do rei.

O sábio perguntou: "Ó rei! Por que você está observando um rápido hoje?"
Rei Chitrabhanu explicou porquê. Ele tinha o dom de lembrar os incidentes de sua vida anterior.

O rei disse ao sábio:... "Em minha vida passada eu era um caçador em Varanasi Meu nome foi Suswara Minha vida era matar e vender pássaros e animais Um dia eu estava vagando pelas florestas em busca de animais I foi ultrapassado. pela escuridão da noite. Incapaz de regressar a casa, subi numa árvore para abrigo. Foi o que aconteceu para ser uma árvore Bael. Eu tinha atirado um cervo que dia, mas eu não tinha tempo para levá-lo para casa. eu empacotei-o e amarrou-o a um ramo da árvore. Como eu estava atormentado pela fome e sede, eu fiquei acordado a noite toda. Eu derramei lágrimas profusas quando pensei em minha esposa e crianças pobres que estavam morrendo de fome e esperando ansiosamente o meu regresso. Para passar o tempo Naquela noite, empenhei-me em arrancar as folhas de Bael e soltando-os para o chão.

"O dia amanheceu. Voltei para casa e vendeu o veado. Comprei um pouco de comida para mim e para minha família. Eu estava prestes a quebrar o meu jejum quando um estranho veio até mim, implorando por comida. Servi-lo primeiro e depois levei meus alimentos.

"Na época da morte, eu vi dois mensageiros do Senhor Shiva. Eles foram enviados para conduzir minha alma para a morada do Senhor Shiva. Aprendi então pela primeira vez de o grande mérito que eu tinha ganhado pelo culto inconsciente do Senhor Shiva durante a noite de Shivaratri. Disseram-me que havia um Lingam na parte inferior da árvore. As folhas Larguei caiu no Lingam. Minhas lágrimas que eu tinha derramado por pura tristeza para a minha família caiu no Lingam e lavado ele. E eu tinha jejuado durante todo o dia ea noite toda. Assim que eu inconscientemente adorar o Senhor.

"Eu vivi na morada do Senhor, e gostei bem-aventurança divina para longas eras. Estou agora renasce como Chitrabhanu".


Significado espiritual do Ritual

As Escrituras registram o seguinte diálogo entre Sastri e Atmanathan, dando o significado mais profundo da história acima.

Sastri: É uma alegoria. Os animais selvagens que os caçadores são combatidas com luxúria, ira, ganância, paixão, ciúme e ódio. A selva é a quádrupla mente, que consiste na mente subconsciente, o intelecto, o ego ea mente consciente. É na mente que estes "animais selvagens" vagar livremente. Eles devem ser mortos. Nosso caçador persegue porque ele era um Yogi. Se você quiser ser realmente um Yogi, você tem que conquistar estas más tendências. Você se lembra do nome do caçador na história?

Atmanathan: Sim, ele foi chamado Suswara.

Sastri: Isso mesmo. Significa "melodioso". O caçador tinha uma voz melodiosa. Se uma pessoa pratica Yama e Niyama e está sempre conquistando as suas más tendências, ele vai desenvolver certas marcas externas de um Iogue. A primeira marca é a leveza do corpo, saúde, estabilidade, clareza de rosto e uma voz agradável. Esta fase tem sido falado em detalhe no Upanishad Swetaswatara. O caçador ou o iogue tinha há muitos anos praticava ioga e tinha alcançado a primeira fase. Então, ele é dado o nome Suswara. Você se lembra de onde ele nasceu?

Atmanathan: Sim, sua terra natal é Varanasi.

Sastri: Agora, os Yogis chamam o Chakra Ajna pelo nome de Varanasi. Este é o ponto médio entre as sobrancelhas. É considerado como o ponto de encontro das três correntes nervosas (Nadis), ou seja, a Ida, Pingala e Sushumna. Um aspirante é instruído a se concentrar neste ponto. Isso ajuda-lo a conquistar seus desejos e más qualidades, como a raiva e assim por diante. É lá que ele recebe uma visão da Luz Divina interior.

Atmanathan: Muito interessante! Mas como você explica a escalada na árvore Bael e todos os outros detalhes do culto?

Sastri: Você já viu uma folha de Bael?

Atmanathan: Tem três folhas num caule.

Sastri: True. A árvore representa a coluna vertebral. As folhas são três. Eles representam a Ida, Pingala e Sushumna nadi, que são as regiões para a atividade da lua, do sol e do fogo, respectivamente, ou que pode ser pensado como os três olhos de Shiva. A escalada da árvore é a intenção de representar a ascensão da Kundalini Shakti, o poder serpentino, a partir do centro menor do nervo chamado Muladhara ao Chakra Ajna. Esse é o trabalho do Yogi.

Atmanathan: Sim, já ouvi falar da Kundalini e dos vários centros psíquicos no corpo. Por favor, vá adiante, eu estou muito interessado em saber mais.

Sastri: Ótimo. O iogue estava em estado de vigília, quando começou sua meditação. Ele embrulhava os pássaros e os animais que ele havia matado e, prendendo-os em um galho da árvore, ele descansou. Isso significa que a plena conquista dos seus pensamentos, tornando-os inativos. Ele tinha ido pelos passos de Yama, Niyama, Pratyahara, etc Na árvore que ele estava praticando meditação e concentração. Quando ele sentiu sono, isso significa que ele estava prestes a perder a consciência e entrar em sono profundo. Então ele decidiu ficar acordado.

Atmanathan: Isso é claro para mim, certamente você não explicam isso muito bem. Mas por que ele chorou por sua esposa e filhos?

Sastri: Sua esposa e filhos não são senão o mundo. Aquele que procura a graça de Deus deve tornar-se uma personificação do amor. Ele deve ter uma simpatia abrangente. Seu derramamento de lágrimas é o símbolo do seu amor universal. No Yoga, também, não pode ter a iluminação sem a Graça Divina. Sem a prática universal do amor, não se pode vencer essa graça. É preciso perceber o nosso próprio em todos os lugares. A fase preliminar é identificar a própria mente com a mente de todos os seres criados. Isso é sentimento de companheirismo ou simpatia. Então, é preciso superar as limitações da mente e mesclá-lo no Self. Isso acontece apenas na fase de Samadhi, não antes.

Atmanathan: Por que ele e arrancar as folhas caem Bael?

Sastri: Isso é mencionado na história apenas para mostrar que ele não tinha pensamentos estranhos. Ele não estava nem mesmo consciente do que estava fazendo. Toda a sua actividade limitou-se a três Nadis. As folhas, como eu disse antes, representam os três Nadis. Ele estava de fato no segundo estado, isto é, o estado de sonho, antes de passar para o estado de sono profundo.

Atmanathan: Ele manteve vigília a noite toda, diz-se.

Sastri: Sim, isso significa que ele passou através do estado de sono profundo com êxito. O amanhecer do dia simboliza a entrada no quarto estado, chamado Turiya ou superconsciência. Atmanathan: Diz-se que ele desceu e viu o Lingam. O que significa isso?

Sastri: Isso significa que, no estado Turiya viu o Shiva Lingam ou a marca de Shiva na forma de uma luz interna. Em outras palavras, ele teve a visão do Senhor. Isso foi uma indicação de que ele iria perceber a suprema e eterna morada do Senhor Shiva no decorrer do tempo.

Atmanathan: Assim parece o que você diz que a visão da luz não é a fase final?

Sastri: Oh não! Isso é apenas um passo, ainda que difícil. Agora pense em como a história continua. Ele vai para casa e encontra um estranho. Um estranho é alguém que você não tenha visto antes. O estranho não é outro senão o próprio caçador, transformado em uma nova pessoa. A comida era os gostos e desgostos que ele havia matado na noite anterior. Mas ele não consome a totalidade do mesmo. Um pouco permaneceu. Foi por isso que ele tinha que ser renascido como o Rei Chitrabhanu. Indo para o mundo de Shiva (Salokya) não é suficiente para evitar isso. Existem outras etapas além Salokya. Estes são: Samipya, Sarupya e finalmente Sayujya. Você ainda não ouviu falar de Jaya e Vijaya retornando de Vaikunta?

Atmanathan: Sim, eu entendi agora.

Lord Shiva Assuarance

Quando a criação foi completada, Shiva e Parvati saiu para viver no topo do Monte Kailas. Parvati perguntou: "Ó venerável Senhor! Qual dos muitos rituais observados em Vossa honra Acaso, por favor, mais a ti?"

O Senhor respondeu: "A noite de 14 de lua nova, na quinzena escura durante o mês de Phalgun, é o meu dia mais favorito. Ele é conhecido como Shivaratri. Meus devotos dão-me mais feliz pelo jejum simples do que por banhos cerimoniais e oferendas de flores, doces e incenso.

"O devoto observa estrita disciplina espiritual no dia e Me adora em quatro formas diferentes durante cada um dos quatro períodos sucessivos de três horas da noite. A oferta de algumas folhas de Bael é mais preciosa para mim do que as pedras preciosas e flores. Meu devoto deve banhar-Me no leite no primeiro período, na coalhada no segundo, em manteiga clarificada no terceiro, e no mel na quarta e última. Na manhã seguinte, ele deve alimentar os Brahmins primeiro e, após a realização das cerimônias prescritas , ele pode quebrar seu jejum. O Parvati! não há ritual que se pode comparar com esta simples rotina na santidade. "

Parvati ficou profundamente impressionado com o discurso do Loid Shiva. Ela repetiu isso para Seus amigos, que por sua vez, transmitiram-na aos príncipes reinantes na Terra. Assim era a santidade do Shivaratri difusão por todo o mundo.

As duas grandes forças naturais que afligem o homem são Rajas (a qualidade da atividade apaixonado) e Tamas (a inércia). O Shivaratri Vrata visa o perfeito controle dos dois. O dia inteiro é gasto aos pés do Senhor. adoração contínua do Senhor exige presença constante dos devotos do lugar de adoração. O movimento é controlado. Males como a luxúria, ira e inveja, nascido de Rajas são ignorados e subjugado. O devoto observa vigília durante toda a noite e, assim, conquista Tamas também. Vigilância constante é imposta sobre a mente. A cada três horas de uma partida de adoração do Shiva Lingam é conduzida. Shivaratri é um Vrata perfeito.

O culto formal consiste em banhar o Senhor. Lord Shiva é considerado a forma de luz (que representa o Shiva Lingam). Ele está queimando com o fogo da austeridade. Ele, portanto, é melhor propiciou aos banhos legal. Apesar de banhar o Lingam, o devoto reza:!. "Ó Senhor eu vou te banhar com água, leite, etc Faça Tu gentilmente me banhe com o leite da sabedoria Não tu gentilmente lava-me de todos os meus pecados, para que o fogo do mundanismo que está me queimando pode ser posto para fora uma vez por todas, para que eu possa ser um com o Ti-One sozinho, sem um segundo. "

No Sivananda Ashram, Rishikesh, o festival Shivaratri é comemorado da seguinte maneira.

1.Todos os aspirantes espirituais rápido durante todo o dia, muitas delas sem ter sequer uma única gota de água.

2. Um grande havan é realizada para a paz eo bem-estar de todos.
3. O dia inteiro é gasto em fazer o japa de Om Namah Shivaya e na meditação sobre o Senhor.
4. À noite todos se reúnem no templo e cantar Om Namah Shivaya a noite inteira.
5. Durante os quatro quartos da noite, o Shiva Lingam é adorado com intensa devoção.
6. Sannyas Diksha é também dada neste dia para os buscadores sinceros do caminho.

Oferecer este culto interior de Shiva diária:.. "Eu adoro a jóia do meu Ser, o Shiva que residem

na Lotus do meu coração eu banhá-lo com a água da minha mente pura, trazida do Rio de fé e devoção eu adorá-Lo com as flores perfumadas de Samadhi, tudo isso para que eu não possa nascer novamente neste mundo".

Aqui está uma outra fórmula para a adoração suprema do Senhor: "O Shiva você é meu Self Minha mente é Parvati Meu Pranas são os teus servos Meu corpo é sua casa Minhas ações neste mundo é o vosso culto Meu sono é!..... Samadhi. Minha caminhada é circunvolução de você. Minha fala é sua oração. Assim que eu ofereço tudo o que sou para você.





Tradução do site: http://www.dlshq.org/religions/shivaratri.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário