Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Navaratri




Dia 16 a 24 de março acontece o Navaratri, um festival que ocorre duas vezes ao ano na Índia, no início do inverno e a outra no início do verão, pois estes períodos são considerados duas junções muito importantes de influência climática e solar, e períodos de grandes oportunidades sagradas para adoração da Divina Mãe. “Nava” significa nove e “Ratri” noite, ou seja, são nove noites dedicadas às três Devis (deidades femininas) principais: Durga (removedora dos obstáculos), Lakshmi (proporciona abundância e riquezas material e espiritual) e Saraswati (proporciona sabedoria e aprendizagem).

Os noves dias de Navaratri são divididos em jogos de três dias para adorar aspectos diferentes da deusa suprema. Nos primeiros três dias, a Divina Mãe é invocada como a força poderosa chamada Durga para destruir todas nossas impurezas, vícios e defeitos. Os próximos três dias, a Divina Mãe é venerada como doadora da riqueza espiritual, Lakshmi que é considerada a que tem o poder de dar aos seus devotos a sua inesgotável riqueza. Os últimos três dias estão relacionados com a deusa da sabedoria, Saraswati. Nesse período do festival é o momento para adorarmos as deidades que nos dão proteção, prosperidade, riqueza e força para enfrentar as barreiras da vida.

DURGA: símbolo da super consciência, se expressa como força. É o poder da Shakti (força cósmica feminina) que se manifesta como guerreira, protetora e benfeitora, sendo sua missão combater os demônios que colocam em perigo a estabilidade universal. É a removedora de todos os obstáculos e de todas as conseqüências más da vida e a doadora do poder e da paz. Nas representações artísticas ela se apresenta como uma bela mulher, montada em um tigre ou leão, com bastantes ornamentos como jóias preciosas, uma expressão serena no rosto, vários braços (8, 10, 12), algumas armas nas mãos e em outras mãos com gestos de benção. Os oito braços como mostra a figura abaixo significa os oito elementos.

Durga


LAKSHMI: é a deidade da prosperidade e da beleza, contribui com a preservação dos três mundos (Terra, Atmosfera e Céus), proporcionando abundância e riquezas de natureza material e espiritual. É também considerada como a deusa do amor e felicidade. Sua representação artística está sempre associada ao símbolo da flor de lótus, como na figura abaixo.

Lakshmi


SARASWATI: é a deidade da sabedoria, aprendizagem e fala. Ela é responsável por trazer arte, música, dança, literatura e cultura em nossas vidas. É a protetora das 64 artes, da energia criativa e doadora do discurso fluente. Saraswati representa a qualidade de Viveka, que significa discriminação, discernimento e análise. A representação artística é sempre de uma bela jovem vestida de branco com quatro braços, que em uma das mãos segura o Veena (instrumento musical indiano), com a outra segura um livro que representa o conhecimento e a aprendizagem.

Saraswati



"Que as bênçãos da Mãe Divina acompanham a paz, abundância e prosperidade para a vida de todo o mundo".


Swami Sivanada Saraswati

Nenhum comentário:

Postar um comentário