Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Kriya yoga : a técnica suprema de emancipação mencionada no Gita

Nestas duas estrofes [ v:27-28] e em IV:29, o Gita deixa de parte toda abstração e generalização, e se refere à técnica específica de salvação: kriya yoga. Por meio da técnica especial de Kriya yoga, a inalação de prana e a exalação de apana são convertidas em correntes fria e tépida. No começo da prática de kriya yoga, o devoto sente a corrente fria de prana subindo pela coluna vertebral e a corrente tépida de apana descendo pela coluna vertebral, acompanhando a inspiração e a expiração.

Quando o Kriya iogue aprende a dissolver o alento que se inala e o que se exala na percepção das correntes fria e tépida que sobem e descem pela coluna vertebral, sente que o corpo é mantido por essas correntes interiores de força vital e não pela respiração, seu subproduto.
Gradualmente, ele descobre que essas duas correntes na coluna vertebral convertem-se em uma única força vital, atraindo magneticamente reforços de prana de todas as células corporais e nervos.

Essa corrente vital fortalecida flui para cima, para o ponto entre as sombrancelhas, e é vista como o olho astral esférico tricolor: um som luminoso em cujo centro está uma esfera azul rodeando uma estrela cintilante a brilhar. Jesus referiu-se a esse olho único no centro da testa e à verdade de que o corpo é essencialmente formado de luz com as seguintes palavras. '' Se portanto, o teu olho for único, todo o teu corpo será luminoso''.


Esta estrofe do Gita sublinha a necessidade de neutralizar ou ''igualar'' as correntes de prana e apana. Esse resultado se faz possível pela prática de Kriya yoga, que recarrega as células corporais na vida cósmica interior, de modo que a inalação e a exalação ficam igualadas - quer dizer, imobilizadas e desnecessárias. A respiração se imobiliza, a vida se imobiliza as sensações e pensamentos são dissolvidos. A luz divina de vida e consciência. percebida pelo devoto nos centros cerebrospinais, unifica-se com a luz cósmica e com a consciência cósmica.
Por esse método científico, passo a passo, a ascensão do iogue desde os sentidos se faz em realidade, e não por mero desvio ineficaz da mente em relação a eles. Ele aprende a desviar cientificamente para a coluna vertebral e para o cérebro, as correntes dos canais dos cinco sentidos e desse modo a unir a consciência com alegria das percepções espirituais superiores nos sete centros.
Quando é capaz de permanecer imerso na bem-aventurança divina mesmo no estado de atividade, ele já não se torna envolvido com os desejos de desfrutar dos objetos exteriores. Irradiando a tranquilidade das percepções divinas, ele não é pertubado pelo surgimento do temor e da ira em face da não realização dos desejos materiais.


Descobre que a Alma já não está mais presa à matéria, mas unidade para sempre com a bem-aventurança cósmica do espirito.


Fonte - A Yoga do Bhagavad gita de paramahansa yogananda.

4 comentários:

  1. Acreditoque mestre yogananda deixou sua ciencia para elear a todos n]ao para ser mais um comercio, porque he tao dificil chegar ate a krya yoga, porque nao esta disponivel a todos.........., nao entendo.

    ResponderExcluir
  2. Ta dificil de entender, sera que outro ensinamento sagrado seguiu o caminho da religiao catolica, nao pode ne, Acredito que mestre yogananda deixou sua ciencia para elevar a todos nao para ser mais um comercio, porque he tao dificil chegar ate a krya yoga, porque nao esta disponivel a todos.........., nao entendo.

    ResponderExcluir
  3. ola anonimo..

    esta disponivel sim...
    basta entrar em contato ..ou seja se na sua cidade tiver um templo dos ensinamentos de Paramahansa Yogannda... bast ir la pegar uma ficha e se inscrever... vc paga somente 5 dolares, e envia para California... enfim. Ja fiz isso aqui em curitiba.. depois eles amndam pelo correio , logicamente depois de analisar a sua ficha.
    É restrito porque o krya yoga deve ser praticado com orientação juntos com yogas preparados... pois os exercicios de pranayama.. é muito segura ,,mas ta para que não sabe exatamente fazer é arriscado ter danos cerebrais.

    ponto.

    ResponderExcluir
  4. O verdadeiro ensinamento é de graça pois, a verdadeira graça esta dentro de si. Para conquistar essa graça é necessário compaixão por todos os seres. Um iletrado consegue isso sem qualquer ensinamento de krya... Essa é a chave para a bem aventurança em Deus.

    ResponderExcluir