Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O QUE É SAMADHI ?

O samadhi é a unidade com o Espírito, é o estado mais elevado o qual se consegue através da meditação prolongada e profunda. Samadhi é a expansão da alma no Espírito. Consiste em retirar a mente dos sentidos para unificá-la ao Espírito. Consiste em dissolver a bolha do ego no oceano do Espírito. Consistem em unificar a pessoa que medita, a meditação e o objeto da meditação, em um só. O samadhi é uma expansão da consciência humana na Consciência Cósmica. Consistem em retirar a consciência humana do plano dos sentidos para dirigí-la à subconsciência, à supraconsciência, à Consciência Crística e, finalmente, ao estado de Consciência Cósmica.

O samadhi consistem em expandir os poderes dos sentidos e das percepções do corpo de tal forma que esta possa sentir os sucessos que se desenvolvem em qualquer planeta e em qualquer ponto do espaço como se fossem as sensações próprias. Em outras palavras, o estudante avançado, mediante o poder do samadhi, pode sentir o universo como se fosse seu próprio corpo.

Um verdadeiro yogui pode sentir o céu como se fosse seu corpo e a Energia Cósmica como se fosse o alento de sua vida, e as grandes forças elétricas, termicas e gravitacionais, como se fosse sua própria circulação. Pode sentir a batida de seu coração em todos os corações; pode sentir sua mente em todas as mentes; pode perceber os sentimentos de todos; pode sentir Sua presença em todo movimento.

O samadhi não é um contato imaginário da alma com o Espírito em um estado de inspiração subconsciente; não é uma alucinação no qual se podem perceber numerosas forças imaginárias; não pe um estado inconsciente no qual tanto o conhecimento interno como o externo são suspensos.

A inconsciência é um estado de coma no qual o ego não se separa das vibrações da natureza nem da percepção desta. Durante a inconsciência, a consciência permanece adormecida. A inconsciência é como um clorofórmio mental no qual a atividade da consciência se paralisa por completo; é ocasionada por determinadas condições mentais e físicas.

As dualidades da experiência humana desaparecem através da uniade que se experimenta no samadhi, no qual se percebe que tudo se transforma em Espírito. Quando se está em samadhi, pode-se perceber o oceano do Espírito com as ondas de Sua criação, ou também, pode-se contemplar o mesmo oceano espiritual existindo transcendentalmente de forma serena, sem as ondas da criação.

No estado inicial de samadhi, o yogue [isto é, o que une sua alma ao Espírito mediante a meditação correta] permanece tão absorto no Espírito que esquece o universo material e o criado. Mas este estado não é inconsciente, pois se fosse supõem-se que haveria uma falta de percepção tanto interna como externa. A consciência espiritual plena do estado de samadhi só pode adquiri mediante a disciplina da meditação regular e contínua e não tem nenhuma relação com a inconsciência.

No estado inicial de samdhi, o devoto se encontra retraído e absorto no Espírito, mas nos estados superiores e grandiosos, não só percebe o Espírito sem a criação, como também o Espírito manifestado em toda a criação. Este estado de conhecimento se chama Consciência Cósmica. O qual inclui a totalidade do universo. O conhecimento do devoto percebe todo movimento e toda a transformação que ocorre na vida, desde o movimento das estrelas até a queda de um pequeno pardal, assim como a rotação do mais diminuto elétron.

Quem assim submerge no estado de samadhi descobre que os sólidos se fundem nos líquids, os líquidos no estado gasoso, os gases na energia e a energia se dissolve na Consciência Cósmica. Ele contempla que o s universos objetivo e subjetivo se unem no Espírito e que seu ser material expandido se unifica ao ser espiritual superiro. No lugar de experimentar a suspensão da vida e desta, converte-se na fonte mesma da vida e à alegria suprema eterna. Neste estado, a diminuta bolha da alegria se converte no mesmo Mar do regozijo.

Os diversos graus de samdhi produzem diversos estados de consciência: alegria perpetuamente renovada, ou sabedoria eterna, ou paz consciente, ou conhecimento da existência onipresente; estes estados produzem uma unidade da alma com o Espírito, o qual pode ser temporal, semi-permanente ou permanente.

Paramahansa yogananda


12 comentários:

  1. Ótimo texto! Estou realmente adorando este blog! A cada artigo que leio novos conhecimentos são adquiridos! Que Deus abençoe todos vocês que realizam este trabalho maravilhoso que com certeza ajuda muitos!
    Paz e Luz sempre!
    Bençãos de Oxalá!

    ResponderExcluir
  2. samadhi é indescritivel, para quem gostou e leu, verá que é mais do que foi verbalizado, porém a verossimilhança deste artigo é sensacional, chega extremamente perto do samadhi, para quem leu e gostou ótimo, oara quem quem chega nesse estado muito melhor, que possamos chegar ao samadhi para o experimento do vazio iluminador e mudar a forma de ver o mundo, mudar nossa natureza e lutar contra nossos defeitos particulares para que possamos lograr um estado de espirito definitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comecei o Yoga agora, há pouco tempo. Mas já tive a experiência do Samadhi numa outra vivência, sem ao menos saber que existia isso. Obtive-a através de um curso de auto-conhecimento (Processo Hoffman da Quadrinidade).
      Fui despretensiosamente para este curso e, como este não é o resultado esperado em todos os participantes, fui uma escolhida, mas acredito que mergulhei fundo na experiência da meditação, aí aconteceu.
      Senti meu corpo todo pulsando como se fosse só um grande coração, alegria e paz transbordando e me senti parte do todo. Aquilo me deixou em êxtase por muito tempo. Desde deste dia, eu nunca mais fui a mesma.
      Agora procuro no Yoga, nova experiência e real aprofundamento neste mundo novo para mim.

      Excluir
  3. Estou extasiado.Meditando sobre o texto deste Grande Mestre reflito:Humildade! para alcançar este estado devo manifestar em cada ato...Humildade.
    Obrigado,obrigado,obrigado

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSAS as lições aqui apresentadas, inclusive as frases na lateral. Estudo muito sobre espiritualidade e me esforço por corresponder à Vontade de Deus. Mas não conhecia este conceito do SAMADHI. Ele servirá para me conduzir melhor ainda! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não é preciso ser um estudante avançado em meditação para encontra a si mesmo pq é isso que samadhi é,isso que deram o nome de samadhi é o TODO e se ele é o TODO ele também é vc que esta lendo agora,pra sentir isso basta vc perceber que não é só o corpo.

    ResponderExcluir
  7. Não é preciso ser um estudante avançado em meditação para encontra a si mesmo pq é isso que samadhi é,isso que deram o nome de samadhi é o TODO e se ele é o TODO ele também é vc que esta lendo agora,pra sentir isso basta vc perceber que não é só o corpo.

    ResponderExcluir
  8. Não é preciso ser um estudante avançado em meditação para encontra a si mesmo pq é isso que samadhi é,isso que deram o nome de samadhi é o TODO e se ele é o TODO ele também é vc que esta lendo agora, basta vc peceber que não é só o corpo.Não é precisoNão é preciso ser um estudante avançado em meditação para encontra a si mesmo pq é isso que samadhi é,isso que deram o nome de samadhi é o TODO e se ele é o TODO ele também é vc que esta lendo agora, basta vc peceber que não é só o corpo. ser um estudante avançado em meditação para encontra a si mesmo pq é isso que samadhi é,isso que deram o nome de samadhi é o TODO e se ele é o TODO ele também é vc que esta lendo agora, basta vc peceber que não é só o corpo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    Eu consegui chegar ao samadhi, porém não sou praticante de nenhum tipo de meditação,gostaria de uma orientação meu Whatsapp 021968847866 estou muito assustado e ao mesmo tempo conectado.

    ResponderExcluir