Fonte: As 15 Deusas Nityas
O culto das deusas Nitya estão ligados a fases da lua que é um importante aspecto do culto ao Sri Yantra.
O Sol rege nossa alma e a Lua governa nossa mente. Estes dois planetas causar as fases lunares.
De acordo com Rishi Parashara, o Avatara do Senhor Rama é um aspecto do Sol e o de Krishna um aspecto da Lua.
A mitologia indiana atribui o status de um Devata ao Sol e a Lua na corte celestial do Senhor Indra.
Lua Nova Lua para a cheia e lua cheia para a nova, a mudança das fases da Lua rege a mente e nossas emoções. Mas a lua desempenha um papel muito mais profundo em nossas vidas do que isso.
A lua é um dos planetas mais importantes na astrologia. Além de avaliar uma pessoa a partir do lagna, astrologia védica estuda as posições planetárias da lua também.
A Lua tem 16 kalas, ou fases. Destas 16 fases, 15 são visíveis para nós e o dia 16° está além da nossa visibilidade.
De acordo com os sashtras indianos como Lalitopakhyanam, Tantrarajatantra, Dakshinamurti Samhita, Vasistha Samhita, Kamakala Vilasam e Bhairava Yamalam; O seguinte é o significado espiritual e cósmica das fases da lua.
Estes 16 kalas são governados pelas 16 Nitya Devis. Elas são chamadas de Shodasa Nityas. São elas: 1.Maha Tripura Sundari, 2.Kameswari, 3.Bhagamalini, 4.Nityaklinna, 5.Bherunda, 6.Vanhivasini, 7.Maha Vajreswari, 8.Shivadooti (Roudri), 9.Twarita, 10.Kulasundari, 11 .Nitya, 12.Neelapataka, 13.Vijaya, 14.Sarvamangala, 15.Jwalamalini e 16.Chidroopa (Chitra). Destas, a primeira, Maha Tripura Sundari é a Devi Para Shakti de si mesma, e, portanto, o kala governado por ela não está visível para os mortais normais. Daí, vemos apenas os outros 15 kalas ou fases governados por outras Nityas.
Os 16 kalas são: 1.Amrita, 2.Manada, 3.Poosha, 4.Tusthi, 5.Pusthi, 6.Rati, 7.Dhruti, 8.Sasichini, 9.Chandrika, 10.Kanta, 11.Jyostna, 12 .Shree, 13.Preeti, 14.Angada, 15.Poorna e 16.Poornamruta.
No Sri Chakra estas 15 Nityas estão presentes no círculo mais interior, e a Devi é no bindu central.
Em Poornima ou dia de lua cheia todas as 15 Nityas estão na lua e a lua está brilhando intensamente.
Estas 15 Nityas governam o famoso Devi mantra de 15 letras conhecido como Panchadasakshari Mantra: Ka E Aie La Hreem Ha Sa Ka Ha La Hreem Sa Ka La Hreem
Estas 15 Nityas na forma dos 15 tithis (fases) tem dois aspectos cada - Prakashamsa, que governa a parte do dia do Tithi e Vimarshamsa, que governa a parte noturna do Tithi. À noite, elas recolhem o néctar divino e durante o dia elas o liberam.
Depois Amavasya (lua nova) elas retornam uma por uma em cada Tithi e a lua começa a brilhar novamente até sua plenitude em Poornima quando o última Nitya retorna a ela. Isso é chamado Shukla Paksha.
No 1º Thithi após o Poornima, ou seja, Pratipada, uma Nitya deixa a lua e vai para o sol e a lua é reduzida ligeiramente em tamanho.
No próximo Dwiteeya Tithi outra Nitya deixa a lua e vai para o sol e a lua é ainda mais reduzida em tamanho. Desta forma, elas saem uma a uma até que a lua se torna totalmente escura no dia 15 de, que é chamada Amavasya ou o dia da lua nova. Isto é conhecido como Krishna Paksha ou a fase de declínio.
Kameswari para Chitra são os Nityas regem o Krishna Paksha tithis de Pratipada para Amavasya.
O triângulo interno de Sri Chakra é conhecido como o Chakra Sarva Siddhiprada e as Nityas estão próximas apenas a Tripura Sundari em importância. Para sua informação, Kameswari é a Deusa Parvati, Vajreswari é Maha Lakshmi e Bhagamalini é a Deusa Saraswati !!
Kameswari para Chitra são as Nityas que governam o Krishna Paksha de Pratipada(1° tithi) para Amavasya. Em Shukla Paksha, a ordem das Nityas é invertida, ou seja, Chitra para Kameswari de Pratipada(1° tithi) para Purnima.
A Nitya do Asthami ou 8 Tithi, Twarita, é comum e constante em ambas as Pakshas (quinzenas lunares). Por isso ela adorna a coroa de Devi.
O Nityas ou Eternities de Lalita representam os quinze dias lunares ou tithis da lua crescente. Cada um tem seu próprio yantra, mantra, tantra e prayogas ou aplicações rituais. O círculo completo do Nityas também representa as 21.600 respirações um ser humano leva um dia inteiro e noite. Como tal, os Nityas são o Kalachakra ou Roda do Tempo.
Um Krishna Paksha e um Shukla Paksha formam um mês lunar de 30 dias. 12 desses meses formam um de 360 dias do ano lunar. Multiplicado por 2 (os aspectos dia e noite das Nityas / tithis) temos 720 aspectos de Nitya Devis em um ano. Dessa forma, elas governam o dia, a noite, os dias, meses, estações do ano e dos anos. Além disso, cada aspecto de uma Nitya governa 100 Nadis em nosso corpo. Desta forma, elas governam os 72000 nadis em nosso corpo, cada vez com mudanças de humor e resultados físicos em vidas humanas.
Os 15 tithis lunares, são para ser considerados idênticos com as quinze Nityas (Kameshvari para Citra). O décimo sexto Kala chamado Sadakhya deve ser visto como um com Lalita ou como a própria Divindade Suprema. Em outras palavras, é preciso sentir que o que aparece em Kalachakra é nada mais do que uma expressão do que existe eternamente como Nityas no Supremo Sri Chakra itself. O tithi-chakra ou a roda do tempo está constantemente girando e o Sri Cakra está dentro e não fora dele. Também deve ser lembrado que do ponto de vista de um iogue esotérica os tithis são, em última análise a ser identificado com os 21600 shvasas (respirações) deveria ser o número médio de respirações por dia de um ser humano normal".
As Nityas ou Eternidades de Lalitam (Eternities of Lalita) representam os quinze dias lunares ou tithis da Lua crescente. Cada um tem seu próprio yantra, mantra, tantra e orações ou aplicações de rituais. O círculo completo das Nityas também representam as 21.600 respirações que um ser humano recebe em um dia e uma noite inteira. Desta forma, as Nityas são o Kalachakra, ou Roda do Tempo.
As 15 Nityas são modificações de Lalita com suas três gunas e seus cinco elementos de éter, ar, fogo, água e terra. Como a lua permanece em si mesma, embora pareça diferente de acordo com a fase, também Lalita aparece. Cada Nitya tem sua própria vidya (que é mantra), yantra e grupo de energias (Shaktis).
As antigas escrituras Nitya Shodasarnava Tantram, Srividya Vilasam, Vamakeswara Tantram, Tantraraja Tantra e Mantra Ratnakaram especificaram que os 15 Nityas devem ser adoradas no triângulo central do Srichakra, no sentido anti-horário, e o 16º Nitya, Maha Tripura Sundari deve ser adorada no Bindu.
Daí Lalita ou Tripurasundari é o dia 16 ou a lua cheia, com seus 15 dígitos. Cada uma das Nityas tem um certo número de braços, o conjunto de braços (= raios) de todo o círculo sendo 108. Porque qualquer unidade de tempo é tomado como um microcosmos ou paralelo de qualquer outra unidade válida, a cada uma das quinze Nityas assim tem 1.440 respirações.
Esta identidade entre o espaço, o tempo, Tripurasundari eo indivíduo é elaborado longamente na Tantraraja Tantra.
As Nityas são as vogais do alfabeto sânscrito e são idênticas tanto ao tempo quanto ao espaço. Por exemplo, se o número de tattvas ou consoantes (36) for multiplicado pelas 16 Nityas, o número de letras será 576. Os múltiplos desse número fornecem o número de anos nos diferentes Yugas. Assim, o círculo das matrikas e dos Nityas é idêntico ao zodíaco sideral e ao mantra.
Em Krishna Paksha, cultue os 15 Tithis de Kameswari a Chitra de 1 a 15.
Em Shukla Paksha, cultue os 15 Tithis de Chitra para Kameswari de 1 a 15.
O Nityas ou Eternities de Lalita representam os quinze dias lunares ou tithis da lua crescente. Cada um tem seu próprio yantra, mantra, tantra e prayogas ou aplicações rituais. O círculo completo do Nityas também representa as 21.600 respirações um ser humano leva um dia inteiro e noite. Como tal, os Nityas são o Kalachakra ou Roda do Tempo.
Os seguintes são os mantras das 15 Nitya Devis, conforme Tantraraja Tantra.
O triângulo interno de Sri Chakra é conhecido como o Chakra Sarva Siddhiprada e as Nityas estão próximas apenas a Tripura Sundari em importância. Para sua informação, Kameswari é a Deusa Parvati, Vajreswari é Maha Lakshmi e Bhagamalini é a Deusa Saraswati !!
Um Krishna Paksha e um Shukla Paksha formam um mês lunar de 30 dias. 12 desses meses formam um de 360 dias do ano lunar. Multiplicado por 2 (os aspectos dia e noite das Nityas / tithis) temos 720 aspectos de Nitya Devis em um ano. Dessa forma, elas governam o dia, a noite, os dias, meses, estações do ano e dos anos. Além disso, cada aspecto de uma Nitya governa 100 Nadis em nosso corpo. Desta forma, elas governam os 72000 nadis em nosso corpo, cada vez com mudanças de humor e resultados físicos em vidas humanas.
Os 15 tithis lunares, são para ser considerados idênticos com as quinze Nityas (Kameshvari para Citra). O décimo sexto Kala chamado Sadakhya deve ser visto como um com Lalita ou como a própria Divindade Suprema. Em outras palavras, é preciso sentir que o que aparece em Kalachakra é nada mais do que uma expressão do que existe eternamente como Nityas no Supremo Sri Chakra itself. O tithi-chakra ou a roda do tempo está constantemente girando e o Sri Cakra está dentro e não fora dele. Também deve ser lembrado que do ponto de vista de um iogue esotérica os tithis são, em última análise a ser identificado com os 21600 shvasas (respirações) deveria ser o número médio de respirações por dia de um ser humano normal".
As Nityas ou Eternidades de Lalitam (Eternities of Lalita) representam os quinze dias lunares ou tithis da Lua crescente. Cada um tem seu próprio yantra, mantra, tantra e orações ou aplicações de rituais. O círculo completo das Nityas também representam as 21.600 respirações que um ser humano recebe em um dia e uma noite inteira. Desta forma, as Nityas são o Kalachakra, ou oda do Tempo.
As 15 Nityas são modificações de Lalita com suas três gunas e seus cinco elementos de éter, ar, fogo, água e terra. Como a lua permanece em si mesma, embora pareça diferente de acordo com a fase, também Lalita aparece. Cada Nitya tem sua própria vidya (que é mantra), yantra e grupo de energias (Shaktis).
Esta identidade entre o espaço, o tempo, Tripurasundari eo indivíduo é elaborado longamente na Tantraraja Tantra.
Daí Lalita ou Tripurasundari é o dia 16 ou a lua cheia, com seus 15 dígitos. Cada uma das Nityas tem um certo número de braços, o conjunto de braços (= raios) de todo o círculo sendo 108. Porque qualquer unidade de tempo é tomado como um microcosmos ou paralelo de qualquer outra unidade válida, a cada uma das quinze Nityas assim tem 1.440 respirações.
Os seguintes são os mantras das 15 Nitya Devis, conforme Tantraraja Tantra.
As Nityas são as vogais do alfabeto sânscrito e são idênticas tanto ao tempo quanto ao espaço. Por exemplo, se o número de tattvas ou consoantes (36) for multiplicado pelas 16 Nityas, o número de letras será 576. Os múltiplos desse número fornecem o número de anos nos diferentes Yugas. Assim, o círculo das matrikas e dos Nityas é idêntico ao zodíaco sideral e ao mantra.
As antigas escrituras Nitya Shodasarnava Tantram, Srividya Vilasam, Vamakeswara Tantram, Tantraraja Tantra e Mantra Ratnakaram especificaram que os 15 Nityas devem ser adoradas no triângulo central do Srichakra, no sentido anti-horário, e o 16º Nitya, Maha Tripura Sundari deve ser adorada no Bindu.
Em Krishna Paksha, cultue os 15 Tithis de Kameswari a Chitra de 1 a 15.
Em Shukla Paksha, cultue os 15 Tithis de Chitra para Kameswari de 1 a 15.
Lalita Tripurasundari
As 15 Deusas Nityas
1. Kameshvari: Significa "Senhora do Desejo".
Seu mantra é: Aim Hrim Shrim Am Aim Sa Ka La Hrim Nityaklinne Madadrave Sauh Am Kameshvari Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah
2. Bhagamalini: Significa "A Yoni Florescente" (The Flowering Yoni)
Seu mantra é: "Aim Hrim Shrim Am Aim Bhagabuge Bhagini Bhagodari Bhagamale Bhagavahe Bhagaguhye Bhagayoni Bhaganipatini Sarvabhagavashankari Bhagarupe Nityaklinne Bhagasvarupe Sarvani Bhagani Me Hyanaya Varade Rete Surete Bhagaklinne Klinnadrave Kledaya Dravaya Amoghe Bhagavicce Kshubha Kshobhaya Sarvasatvan Bhagodari Aim Blum Jem Blum Bhem Blum Mom Blum Hem Blum Hem Klinne Sarvani Bhagani Me Vashamanaya Strim Hara Blem Hrim Am Bhagamalini Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
3. Nityaklinna: significa "Wet Nitya, or Always Wet"
Seu mantra é:"Aim Hrim Shrim Nityaklinne Madadrave Svaha im Nityaklinna Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
4. Bherunda: Seu mantra é: "Aim Hrim Shrim Im Om Krom Bhrom Kraum Jhmraum Cchraum Jraum Svaha Im Bherunda Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah,"
5. Vahnivasini: Seu nome significa a que reside no fogo.
Seu mantra é "Om Namah Hrim Vahnivasiniyai."
6. Mahavajrswari: Seu mantra é "Um Hrim Klinne Aim Krom Nityamadadrave Hrim Um Mahavajreshvari Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
7. Shivaduti: Ela é chamada Shivaduti porque ela fez de Shiva seu mensageiro (Duti). Seu mantra é "Aim Hrim Shrim Shivadutyai Namah Shivadutinitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
8. Tvarita: Seu mantra é "Om Hrim Hum Khe Ca Che Ksah Strim Hum Kse Hrim Phat."
9. Kulasundari: Seu mantra é "Aim Hrim Shrim Aim Klim Sauh Kulasundari Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
10. Nitya-Nityamba: Seu mantra é "Ha Sa Ka La Ra Daim Ha Sa Ka La Ra Dim Ha Sa Ka La Ra Dauh Nitya Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
11. Nilapataka: Seu nome significa Sapphire Banner
Seu mantra é "Aim Hrim Shrim Phrem Strum Krom Am Klim Aim Blum Nityamadadrave Hum Phrem Hrim Em Nilapataka Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
12. Vijaya: Seu nome significa vitoriosa.
Seu mantra é "Aim Hrim Shrim Bha Ma Ra Ya Aum Aim Vijaya Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
13. Sarvamangala: Seu nome significa "tudo auspicioso"
Seu mantra é "
14. Jwalamalini: Seu nome significa "guirlanda com chamas".
Seu mantra é "Om namo Bhagavati Jvalamalini devadevi sarvabhutasamharakarike jatavedasi jvalanti jvala jvala prajvala prajvala Hrim Hrim Hum Ram Ram Ram Ram Ram Ram Ram Jvalamalini Hum Phat Svaha."
15. Chitra: Seu nome significa com diversas cores (Variegada)
Seu mantra é "Aim Hrim Shrim Ckaum Am Chitra Nitya Shri Padukam Pujayami Tarpayami Namah."
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