Ajoy Kumar Roy, Índia
Os caminhos para Deus são muitos, alguns são simples e outros difíceis e o devoto escolhe o seu de acordo com sua natureza e caráter. Mas, da mesma maneira que os rios que fluem de diferentes direções, no final se unem no vasto oceano, assim também, todos os caminhos levam a Deus. O objetivo principal da humanidade é se unir com Deus. Esta união é a yoga.
Os três caminhos yogues já foram definidos para o devoto: karma yoga, bhakti yoga e jñãna yoga, ou união com Deus através da ação, amor e conhecimento, respectivamente. A Kriya Yoga, como ensinada por Paramahamsa Hariharananda, é uma síntese científica destas três yogas.
A primeira vez que o encontrei, fiquei imediatamente impressionado pela sua aparência altiva; ele vestia roupas da cor ocre dos renunciantes, usava a barba cheia e longa e cabelos escuros ondulados que caiam até os ombros. Eu toquei seus pés com grande reverência enquanto sentia amor a primeira vista por ele. Olhando-o, tive a estranha sensação de que estava vendo o Senhor Jesus Cristo e não um Swami indiano. E o Swamiji abriu seu coração para mim e me aceitou como seu irmão espiritual.
Swami Vivekananda, o famoso sábio védico disse uma vez, "Somente vivem os que vivem pelos outros, o resto estão mais do que mortos." Esta verdade está vividamente personificada em meu Guru, cuja vida é de extremo sacrifício e contínuo serviço espiritual à humanidade. Seu toque divino se estende a qualquer um e a todos que o encontram. Testemunhei em uma ocasião, durante uma visita ao grande santo Sitaramdas Omkarnath, que estava vivendo em Puri, a extensão do respeito amoroso do Swamiji pelo próximo. Nós havíamos acabado de chegar à porta do realizado sadhu quando o Swamiji repentinamente prostrou-se aos pés de Sitaramdas. Entretanto, este também prostrou-se ao mesmo tempo, acabando os dois homens estirados, com as cabeças se tocando, num cumprimento formal.
Embora o Swamiji tenha há muito subido o último pico para a realização Divina, ele ainda mantém silêncio (mauna) por dias e passa noites inteiras em meditação. Os sastras sagrados indianos dizem, "o Guru deve ser aquele que já teve a experiência de Brahma, o Ser Supremo, e possui um conhecimento iluminado dos Shastras." Estes dois pré-requisitos estão presentes no Swamiji. Nós, seus discípulos, somos particularmente abençoados em ter sua orientação na nossa busca por Deus.
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