"É nosso dever transmitir a gloriosa experiência dos santos e sábios do mundo. É muito importante que respeitemos os sentimentos e as fés das pessoas de outras religiões. Mas, ao mesmo tempo, devemos também deixar o mundo saber que o Sanatana Dharma (Eterna Verdade) não está confinado a certos indivíduos; é puramente uma experiência subjetiva de grande importância para todo ser humano. Todo mundo é uma personificação dessa grande Verdade.
O Sanatana Dharma não pertence a nenhuma classe, credo ou seita. O mundo deve saber disso. Realmente, o Sanatana Dharma é uma grande fonte de energia e inspiração para toda a humanidade. Como tal, seus seguidores devem trabalhar constantemente pela paz e harmonia do mundo. Então, apenas o sankalpa (resolução) dos Rishis (sábios) se tornará uma realidade. Uma vez que a pessoa entenda o significado da religião, ela não irá mais seguir falsos líderes religiosos. Não irá seguir os conselhos de tal pessoa porque saberá que somente aquele que ultrapassou o ego poderá guiá-la."
"Ver e sentir vida em tudo - isso é Amor. Quando o Amor preenche o coração, a pessoa vê a vida pulsar por toda e em toda a criação. "A vida é Amor" - essa é a lição que ensina a religião. A vida está aqui. A vida está ali. A vida está em toda parte. Não há nada além da vida. Assim, o Amor também está em toda parte. Onde há vida, há Amor e vice-versa. A vida e o Amor não são dois, são um. Mas a ignorância de sua unidade prevalecerá até chegar a Realização. Até lá, a diferença entre o intelecto e o coração continuará a existir. O intelecto sozinho não é suficiente. Para se atingir a Perfeição, para se alcançar a totalidade da vida, é necessário ter um coração repleto de Amor e compaixão. Chegar a conhecer essa verdade é o único propósito da religião e das práticas religiosas."
"Uma pessoa compadecida não vê os erros dos outros. Ela não vê as fraquezas das pessoas. Ela não faz distinção entre as pessoas boas e más. Quando alguém está repleto de Amor e compaixão, essa pessoa não pode traçar uma linha entre países, fés e religiões. Ela não tem ego. Assim, não há medo, cobiça ou paixão. Ela simplesmente perdoa e esquece. Compaixão é como uma passagem. Tudo passa por ela. Nada pode ficar ali, porque onde há Amor genuíno e compaixão, não há apego. Compaixão é Amor expressado em sua totalidade."
"Há amor e Amor. Você ama sua família, mas não ama seu vizinho. Você ama seu filho ou filha, mas não ama todas as crianças. Você ama seu pai e mãe, mas não ama a todos da mesma maneira. Você ama sua religião, mas não ama todas as religiões. Você pode até não gostar de outras fés. Da mesma forma, você tem amor por seu país, mas não ama todos os países e, talvez, sinta animosidade em relação a diferentes povos. Portanto, esse não é o Amor real; é apenas amor limitado. A transformação desse amor limitado em Amor Divino é o objetivo da espiritualidade.
Na plenitude do Amor, brota a bela e perfumada flor da compaixão. Quando as obstruções do ego, o medo e o sentimento de 'outro' desaparecem, você não pode fazer nada, a não ser Amar. Você não espera retorno por seu amor. Você não se importa em receber nada; você simplesmente flui. Quem quer que venha ao rio do Amor será banhado nele, seja a pessoa saudável ou doente, homem ou mulher, rica ou pobre. Qualquer um pode tomar quantos banhos desejar no rio do Amor. O rio do Amor não se importa se a pessoa se banha nele ou não. Se alguém o critica ou insulta, o rio do Amor não percebe. Ele simplesmente flui. Quando esse Amor transborda e é expresso em cada palavra ou ato, chamamo-lo de compaixão. Esse é o objetivo da religião. Uma pessoa que está repleta de Amor e compaixão compreendeu os verdadeiros princípios da religião."
"O amor real é vivido quando não existem condições. Ao existir condição, existirá força. Mas aonde existe amor, nada pode ser forçado. Condições existem apenas onde há divisão. Força é usada onde há dualidade, a idéia de 'eu' e 'você'. Você usa a força por perceber o outro como sendo diferente de você. Mas força não pode ser aplicada quando só existe Um. A própria idéia de força desaparece neste estado. Então, você somente é. A Força Universal corre através de você, você se torna uma passagem aberta. Você deixa a Consciência Suprema tomar conta de você. Você remove os apegos criados por você mesmo, deixando que a corrente do Amor todo-penetrante passe pelo seu curso natural."
"As pessoas confundem o corpo com a alma - o Atman, e por estarem envolvidas com o corpo, elas colocam toda a atenção nele. A pessoa tem que ir além do corpo para conhecer o "Ser", a sua verdadeira essência. Mas além do corpo existe algo muito mais sutil e complicado: a mente.
Por causa da falta de entendimento, acredita-se que a mente é o Atman. Ser capaz de ir além da mente e seus confusos pensamentos é muito mais difícil. E dentro da mente existe ainda uma camada mais profunda, formada pelo intelecto e pelo ego, que cria a idéia de "eu" e "meu". Somente quando estes são transcendidos, chega-se ao âmago da verdadeira Essência. A maior parte das pessoas está embebida pelo corpo, mente ou intelecto (ego). Somente quando se penetra e se vai além destas três camadas, a pessoa poderá alcançar a verdadeira casa da felicidade - a essência da verdadeira religião, que é a espiritualidade."
"A religião é o segredo da vida. Ela nos ensina a amar, a servir, a perdoar, a resistir e a interagir com nossos irmãos e irmãs com empatia e compaixão. Advaita (não dualidade) é uma experiência puramente subjetiva. Mas na vida diária, ela pode ser expressa como amor e compaixão. Essa é a grande lição dos grandes santos e sábios da Índia, exponentes do Sanatana Dharma (Eterna Religião)."
"O exterior da religião, as escrituras, os textos religiosos satisfazem o intelecto, enquanto que a espiritualidade, que é o interior da religião, dá a alegria e paz mental porque acalma a mente. A procura começa exteriormente, mas está destinada a chegar no interior da religião."
"A essência de todas as religiões do mundo é a espiritualidade. Religião que não tenha princípios espirituais é como uma fruta de plástico, não tem vitalidade ou vida."
"Quando o marido e a esposa fazem adoração, meditação, japa, orações e leem livros espirituais juntos, eles transformam suas casas em um ashram, progredindo em suas sadhanas juntos. Eles não precisam buscar a liberação, pois esta virá automaticamente."
"Crie o hábito de se reunir numa casa ou lugar determinado para meditação, adoração, bhajans (cânticos devocionais indianos). Ofereça algo como oferenda, seja uma flor, fruta ou doce como prasadam (oferenda santificada)..."
"... Aqueles que participam de encontros espirituais e trazem oferendas, produzem uma atmosfera de purificação interior através da união e irmandade... A participação em satsangs faz o coração encher-se de pensamentos por Deus."
"Um Carma-Iogue é aquele que sempre lembra de Deus através de toda ação que está engajado. Um sadhak (aspirante espiritual) trabalha vendo Deus em tudo. Isso significa que ele oferece toda ação e seus frutos aos Pés de Deus. Sua mente não está no trabalho mas sim em Deus. Tudo depende da prática. Em outras palavras, aquele que pensa nos frutos da ação enquanto faz um trabalho, não irá fazê-lo colocando toda sua atenção, aplicando seu talento e habilidade. Ele deverá esquecer dos frutos para poder receber todo benefício do trabalho que faz. A sinceridade no trabalho que se faz é essencial. Se as ações são feitas com sinceridade e de coração, deverão resultar em bons frutos. Se do contrário, você se preocupa com os resultados, não só você falhará em colocar o esforço necessário, mas também não se terá o resultado esperado. Um pouco de dedicação é necessária para toda e qualquer ação. É como carregar um balde d'água na cabeça, pode-se até dançar, mas se a mente se distrair e perder a atenção, o balde cairá. Assim é como devemos agir. Qualquer coisa que se faça, a mente deve estar focalizada em Deus."
"Ação feita com concentração, sem o pensamento sobre os seus frutos, é serviço abnegado. Essas ações são possíveis apenas se seus frutos são oferecidos a um ideal superior. Nós chamamos este ideal de "Deus" porque somente n'Ele podemos ver o balanço e a perfeição de todos os princípios essenciais da vida. Não podemos vê-los no seres humanos comuns. Assim, quando sinceramente fazemos algo para Deus, na verdade estamos inspirados por estes ideais superiores. A mãe não está falando das pessoas que veneram a Deus apenas para conseguir que seus desejos sejam atingidos. Ao contrário, ela fala daqueles que sinceramente buscam Deus, apenas por amor a Ele. Estas trabalham por este ideal. Elas o fazem simplesmente porque trabalhar por este ideal trás uma enorme satisfação e felicidade para elas."
"Qualquer ação feita com a atitude correta, entendimento e discriminação nos leva para mais perto da Liberação. Mas se a mesma ação é feita sem a atitude correta, ela criará apego. A ação pode tanto criar purificação, que ajudará na realização da natureza divina, ou irá adicionar mais e mais à já existente negatividade, e eventualmente causará enorme sofrimento. Sempre que você estiver fazendo algo, faça com consciência. Se você estiver sempre atento, você irá lentamente perceber o peso desnecessário dos pensamentos negativos que você carrega. Estar sempre alerta ajuda a deixar todo peso cair e atingir a liberdade."
"Nada deve acontecer sem você saber. Nenhum pensamento deve passar sem que você perceba ou esteja consciente. Observe a mente e seus diferentes humores atentamente. De acordo com que você faça constantemente, você verá claramente o que está acontecendo internamente. Se estivermos atentos quando ficamos com raiva, ela não sumirá sem o seu consentimento. Mas a observação não é suficiente. Devemos encontrar a verdadeira raiz da origem de sentimentos como a raiva."
"Nós deveríamos perdoar e esquecer os defeitos dos outros. A raiva é a inimiga de qualquer aspirante espiritual. Raiva causa a perda da força vital através de todos os poros do corpo. Nas circunstâncias em que a mente fica tentada a sentir raiva, nós deveríamos nos controlar e dizer firmemente: 'Não!' Podemos ir para um lugar isolado e cantar o nosso mantra. A mente se aquietará por si mesma."
"O mantra deve ser repetido com grande atenção. Focalize sua atenção no som do mantra ou no seu significado, ou ainda em cada sílaba ao pronunciá-las. Você também pode imaginar a forma de sua amada Deidade. Decida o número total de vezes que você repetirá o mantra diariamente, mas não o faça apenas para atingir um determinado número. O mais importante é ter a mente focalizada."
O uso do mala (rosário) irá ajudá-lo na contagem e concentração. A concentração não virá fácil no começo, será bom mover os lábios ao cantar o mantra. Com o tempo você será capaz de fazê-lo mentalmente, sem mover os lábios. Faça Japa com concentração, nunca mecanicamente. Cada repetição deve ser feita como se estivesse lambendo um doce. Assim, você poderá atingir um estado onde mesmo que você queira deixar o mantra, ele não irá deixar você. Filhos, tente desenvolver a atitude de que "Deus é (o meu) Tudo."
Existem aqueles que falam apenas a partir de seu conhecimento adquirido através de livros. Se você recebeu um mantra de tal pessoa, e mais tarde se encontra pessoalmente com um Satguru (Guru que encontrou a Auto-Realização), você deve, definitivamente, pedir para ser reiniciado em um mantra pelo Satguru."
"Aqueles que encontraram a Realização do Ser através de práticas espirituais são realmente qualificados para dar mantras a outros. Uma vez que você recebe um mantra de um Satguru, você não precisa ir a nenhum lugar mais. Através do sankalpa (resolução divina), o Satguru poderá acordar o poder espiritual dentro de você."
"...Até que isso aconteça, você pode repetir o nome da sua deidade favorita, ou 'Om Namah Shivaya'; 'Hari Om'; 'Hare Rama, Hare Krishna"; ou os nomes de Cristo, Buda, Mohamed ou Alá."
"Largando o ego ou não, divindade é a sua verdadeira natureza. Nada pode mudar isto. Se você insiste em dizer que é o ego, o corpo, mente e intelecto, não fará diferença. Sua verdadeira natureza não fica o mínimo afetada pela sua falta de entendimento. Sua natureza não irá mudar ou diminuir, acredite você ou não."
"O Mestre verdadeiro é uma presença, a presença da Consciência Divina. Ele não faz nada. Em sua presença tudo simplesmente acontece, sem nenhum esforço de sua parte. Esforço é necessário quando existe ego."
"O Mestre Verdadeiro não tem ego. Até mesmo as situações que fazem o buscador mergulhar em sua própria consciência são derivadas da presença do Mestre. E assim é simplesmente - não há outra forma. O sol não faz esforço nenhum para brilhar, mas não pode fazer outra coisa senão brilhar."
"O Mestre é o total da vida, manifestado em forma humana. Em sua presença, pode-se experienciar a vida em toda a sua intensidade e vibração."
"Filhos, a paz sempre aparece após o momento de dor. Para se alcançar o estado de alegria, primeiramente se deve experienciar a dor. Sofrimento no começo e eterna felicidade no final é mais valiosa do que felicidade no começo e eterna dor no final. O sofrimento é uma parte inevitável da vida. Sem sofrer de alguma forma, nós não podemos vivenciar a paz e felicidade eterna. A intensidade do sofrimento varia de acordo com a quantidade de felicidade que se procura. Por ser a bem-aventurança a maior felicidade a ser alcançada, a intensidade de tapas (sacrifício) que é preciso, ou como preço a ser pago para tal, também é uma das maiores." Existe uma mensagem escondida atrás de cada experiência que a vida trás, tanto positivas quanto negativas. Tente apenas penetrar além da superfície e você entenderá a mensagem. Nada vem do exterior. Está tudo dentro de você. Todo o universo está dentro de você."
"Filhos, ahimsa (princípio da não-violência) deve se tornar um voto em nossa vida. Ahimsa evita o sofrimento do próximo que causamos através de nossas atitudes, palavras e pensamentos."
" Quando uma lâmpada queima, não significa que não há eletricidade. O Ser está em todo lugar. Deus está em todo lugar. A morte acontece, não porque há ausência do Ser, mas sim por causa da destruição do instrumento conhecido como 'corpo'. Na hora da morte o corpo deixa de manifestar a consciência do Ser. Então a morte marca a quebra do instrumento e não a imperfeição do Ser."
" A morte agarra tudo. Tudo aquilo que chamamos de nosso. A morte é a maior ameaça para o homem. Ninguém quer morrer. Somente o mencionar da morte cria medo. Mas a morte é apenas uma experiência como outra qualquer. O homem tem medo devido a sua ignorância em relação a sua própria alma, a força vital e o substratum de sua existência. Ele acredita que deve preocupar-se com sua existência física, que a vida depende do corpo e mais nada. Esse é o seu conceito sobre a vida - de fato, sua vida é baseada no seu mau entendimento. Uma vez que ele dá atenção ao corpo e ao ego, o próximo passo é sua segurança. Ela vai construir um forte ao seu redor. Ele se apega a sua casa como uma forma de segurança; seu emprego ou negócio como outra; e ainda seu status social como mais uma; então vem a família e suas incontáveis posses... Porém, a vida começa verdadeiramente adentro. A vivência real significa que a alma se expressa através dos pensamentos, palavras e ações. A pessoa se torna sem medo uma vez que entenda a natureza imperecível da alma."
FONTE DO TEXTO: http://www.ammabrasil.org/ensinamentos/index.htm
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