Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Yoga: Caminho para o Divino




Trecho do Livro de Paramahamsa Prajñanananda

Capítulo 5 – Qualidades Essenciais para um Rápido Progresso Espiritual (continuação)

Omatmatvam girija matih sahacarah pranah sariram hrham
puja te visayopabhogaracana nidra samadhi sthitih
sancarah padayoh pradaksina vidhih stotrani sarva girah
yadyat karma karomi tattadakhilam sambhos tavaradhanam
(Sankara’s Sivamanasapuja)
ayurnasyati pasyatam pratidinam yati ksayam yauvanam
pratyayanti gatah punarna divisah kalo jagadbhaksakah
laksmistoyatarangabhanga capala vidyuccalam jivitam
tasman mam saranagatam saranada tvam raksa raksadhuna
Om santih santih santih

(Sankara’s Sivaparadha Ksamapana stotram)“Oh Shiva, tu és a minha alma. Este corpo é teu templo. Todos os prazeres dos sentidos são adorações a ti. Meu movimento é uma oferenda a ti. Todas as ações são oferendas a ti. A vida passa a cada dia. A juventude não dura. O dia que se passou é levado pelo tempo. A prosperidade não é permanente, a vida é como uma faísca de luz. Ela refugia-se em ti. Oh Shiva, por favor me salve.”O Deus todo-penetrante é a força do corpo e da alma. Você é a alma, não o corpo. Em cada respiração, lembre-se sempre de Deus. Om. Amen

O Estudo sem Prática é Inútil

Todos querem ser bem sucedidos. Ninguém quer falhar. Em todos os trabalhos que fazemos, buscamos o sucesso. Estamos aqui para aprender e praticar Kriya Yoga, e para progredirmos no caminho espiritual. Para que o progresso seja rápido e constante, muitos conselhos práticos são dados nas escrituras yogues.

kriya yuktasya siddhih syat, akriyasya katham bhavet
na sastra pathamatrena yogasiddhih prajayate

(Hath Yoga Pradipika) “Se você pratica Kriya, você alcançará sucesso na vida. Sem prática, não há sucesso. Você não será perfeito apenas estudando as escrituras.”Muitas pessoas pensam que apenas lendo e compreendendo os livros, podem ser bem sucedidas. A leitura pode nos trazer alguma informação. Se uma pessoa quer viajar para a Índia ou para a América, pode ter alguma idéia destes lugares olhando o mapa ou ouvindo a experiência de outra pessoa. As escrituras são apenas paroksanubhuti (experiência indireta). Nós precisamos de aparoksanubhuti (experiência absoluta).Outra escritura diz:

satsranyadhityapi bhavanti murkha
yastu kriyavan purusah sa vidvan
sucintitam causadham aturanam
na nama matrena karotyarogam.

(Niti-sara-sangraha)“Aquele que apenas lê as escrituras é ignorante. Aquele que pratica kriya é aquele que conhece. Ler o nome de um médico de novo e de novo não curará a doença.”É preciso tomar o remédio com as orientações corretas do médico. Só assim você estará curado. Lendo livros, as pessoas desenvolvem idéias e pensam que viram e que conhecem tudo. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu viajava pelo sul da Índia, viu uma pessoa que segurava o Bhagvad Gita em suas mãos há muito tempo. Ele parecia estar em êxtase, com lágrimas rolando pelos olhos. Sri Caitanya perguntou a ele se estava lendo o Gita. O homem respondeu, “Eu quis ler o Gita mas tive a visão de Krishna ensinando Arjuna, e esperava a compaixão do Senhor, eu pensava quão tolos nós somos.”Nós lemos muitos livros e ouvimos muitas palestras, mas o que realmente precisamos é de prática. Apenas praticando estar na presença de Deus é que nós nos tornamos perfeitos. Nas escrituras é dito que o corpo é um jarro de barro que ainda não foi levado ao fogo. O jarro fica firme apenas quando é levado ao fogo. Um jarro de barro não temperado não retém a água, ele se dissolve com o toque da água.
amakumbha ivambhasi, jirnamana sada ghatah
yoganalena samdahya ghata suddhim samacaret.

(Gheranda Samhita 1-8)“Este corpo é um jarro de barro, que se dissolve quando tocado pela água dos órgãos dos sentidos e dos prazeres mundanos. Quando purificado pelo fogo da Kriya Yoga, o corpo torna-se forte e pode resistir aos objetos do mundo. Nós devemos transformar nossas vidas com a prática da Kriya Yoga.”

Qualidades Necessárias para o Rápido Progresso Espiritual

phalisyatiti visvasah siddheh prathamalaksanam
dvitiyam sraddhaya yuktam tritiyam guru pujanam
caturtham samatabhavam pancame indrinigraham
sasthanca pramitaharam saptamam naiva vidyate

(Siva Samhita II: 19-20)Neste verso da clássica escritura yogue, são descritas as seis qualidades necessárias para um rápido progresso espiritual.

1. Praticar e Crer no Seu Próprio Caminho

Como desenvolver a fé? Através do exemplo daqueles que seguiram a técnica e foram bem sucedidos; pela fé nos mestres e nas escrituras. Acreditando que os mestres alcançaram a iluminação, você com certeza também alcançará.No mundo material, nós também vivemos acreditando em muitas coisas. Muitas vezes nem sequer confirmamos pra ver se é realmente verdade. Você vai ao médico e acredita no médico, e nem sempre pede o seu diploma.Vou contar uma história sobre crenças. Na Índia medieval, havia um imperador chamado Akbar e um ministro chamado Birbal. Certo dia, eles conversavam sobre crenças religiosas. Birbal disse que o povo acredita facilmente em muitas coisas e que pode ser incentivado a acreditar em tudo. Com o passar do tempo, o rei esqueceu essa conversa.Algum tempo depois, Birbal amarrou uma mula numa mesquita abandonada, e espalhou o rumor de que Deus apareceria em um determinado dia naquela mesquita. Mas só aqueles que fossem filhos de pais genuínos veriam a Deus. Aqueles que não fossem filhos legítimos, veriam uma mula. Chegado o dia, havia uma multidão em torno da mesquita, todos queriam ver Deus. Quando o primeiro homem entrou, viu uma mula mas, receoso de ser ridicularizado, começou a descrever o Deus que ele supostamente via, um homem idoso com barba branca e com um corpo luminoso. A segunda pessoa que se aproximou também viu uma mula, mas ao sair repetiu a mesma descrição da primeira pessoa.Akbar e Birbal se aproximaram. Vendo a multidão, Akbar perguntou o que estava acontecendo ali. Quando lhe disseram que as pessoas estavam em fila para presenciarem uma visão de Deus, ele disse a Birbal, “Vamos nos aproximar para ver Deus também.” Birbal se recusou a ir, dizendo que havia uma condição: apenas as pessoas filhas de pais legítimos poderiam ver Deus. Akbar estava surpreso e disse, “Você é filho legítimo dos seus pais. Você não acredita nisso?” Birbal disse, “Eu acredito, mas você vai na frente, já que é o imperador e é de boa família.” Então Akbar foi primeiro e, tendo visto a mula, saiu dizendo que viu Deus com a mesma descrição dada pelas outras pessoas. Birbal entrou em seguida e saiu de lá chorando, disse “Até hoje eu acreditava que era filho dos meus pais. Mas agora eu não acredito mais, eu vi uma mula.” Akbar disse então a ele, em segredo, que também tinha visto uma mula. Birbal conseguiu chegar onde ele queria.Na espiritualidade, crença e fé são importantes, mas não acredite cegamente. Tenha fé, mas medite e pratique. As experiências serão diferentes, mas com certeza virão.

2. Sraddha

O segundo pré-requisito para a evolução espiritual é o amor e a fé. Mas fé em que?

guru Vedanta vakyeu sraddha
guru sastra vakyena sraddha

Fé nas palavras do professor e nas escrituras. Os ensinamentos do professor devem estar de acordo com as escrituras, as escrituras antigas como o Gita e a Bíblia, que são armazéns de sabedoria antiga. Os ensinamentos devem ter base nas escrituras e não estar em contradição com elas. A tradição dos ensinamentos é importante. Assim como as pessoas perguntam sobre a sua árvore genealógica, na espiritualidade perguntam sobre a linhagem do seu guru.Hoje em dia, muitos tipos de yoga têm sido ensinados. Ser cuidadoso não é censura, mas sim uma forma de prevenção. Quando eu estive na Alemanha, uma pessoa me perguntou se eu conhecia tantra kriya yoga. Eu respondi, “Conheço apenas Kriya Yoga.” Ele me deu um livro. Eu infelizmente abri o livro, mas logo o fechei. O livro estava repleto de fotos pervertidas de pessoas nuas. Tudo que chegar até você, verifique se está de acordo com as escrituras. Os ensinamentos espirituais são a essência de todas as escrituras. Pratique Kriya Yoga, e então você compreenderá o livro sagrado em que você tem maior afinidade, seja o Gita, o Upanishad ou a Bíblia.

3. Guru
Pujanam
(amor e respeito pelo Guru)

No Ocidente, as pessoas não compreendem o motivo de curvar-se diante de outro ser humano. Um guru é essencial na vida espiritual. Krishna teve um guru, de fato três gurus, Gargacharya, Ghora Angirasa e Sandipani. Jesus teve um guru. João Batista o batizou. Rama teve dois gurus, Vasistha e Visvamitra. Mesmo estas encarnações divinas tiveram gurus, pois o aprendizado requer um guru. A mãe é o primeiro guru. Tradicionalmente, é através da mãe que a criança aprende a falar. O segundo guru é o pai. O terceiro guru é o siksa guru. São todos os professores que nos ajudaram a aprender. Na espiritualidade, o guru é o diksa guru, que nos dá a sabedoria espiritual.

4.Samata bhava

A quarta condição é o equilíbrio. Mas como conseguir essa estabilidade? Há pessoas que reclamam de todas as estações, e não as aproveitam. Isso não é o que precisamos. As estações são naturais. Ame todas elas. Carrege o sofrimento e a tristeza, o calor e o frio igualmente de forma balanceada. Como conseguir esse equilíbrio? Quando você praticar Kriya Yoga e fizer a sua reverência, inclinando-se para a direita e para a esquerda, você está obtendo equilíbrio de uma forma muito sutil. Existe equilíbrio entre os dois lóbulos do cérebro. Uma outra forma de conseguir equilíbrio é ter uma respiração igual nas narinas direita e esquerda. Quando a respiração está fluindo mais pela narina esquerda, há uma tendência para ser calmo e preguiçoso, já respirar mais pela narina direita causa atividade e impaciência. Praticando o mahamudra regularmente, a respiração balanceada virá com muita naturalidade.


5. Indriya nigrah

Controlar os sentidos é o quinto pré-requisito. Use os sentidos com habilidade. Deus nos deu os sentidos para que sejam usados. Não abuse deles.


6. Pramitahara

Moderação na alimentação. O que é a comida? A palavra em sânscrito ahara vem de hryati iti ahara. Aquilo que você absorve é a comida. Pode ser através dos olhos, dos ouvidos e da boca, ou através de qualquer órgão dos sentidos. O alimento pode ser físico (para o corpo), mental (para a mente) ou espiritual (para a alma), como a meditação ou a leitura das escrituras, que nos dão a sabedoria espiritual.
Um outro nome sânscrito para comida é anna: adyate atti ca bhutanam tasmat annam taducyate (Taittiiriya Upanisad 2-2)Nós comemos a comida e a comida também nos come. Ao consumir uma quantidade adequada, nós comemos a comida, mas se comemos uma quantidade imprópria, a comida nos come, isso significa que pode causar doenças e até a morte. A moderação na alimentação mental e espiritual é necessária.Estes são as seis condições necessárias que devemos tentar e praticar todos os dias. Há uma outra escritura yogue, que fala sobre como atingir o estado de samadhi, uma rápida realização.

samkocam bhaja durjanat sangamam gaccha sadhunam
nirgame pravese vayoh guru laksyam vilokayet
(Siva Samhita 5-14)

“Evite más companhias, viva em boas companhias e em cada inalação e exalação, pense em Deus.”Samkocam bhaja durjanat significa evitar más companhias. Pensemos sobre as más companhias; o que é a maldade e o que é o mal? Nós dizemos que uma pessoa é boa ou má. Isso tem como base os nossos próprios valores. Uma outra pessoa pode gostar de alguém que consideramos má. Se você colocar seu dedo no fogo ele irá queimar. Se você reclamar que o fogo é mau, ele responderá, “Eu pedi para você me tocar? Minha natureza é queimar e eu queimo.” Isso é o que acontece conosco. Nós buscamos companhias que podem ser boas para nós ou nós permitimos que venham até nós. Isso ocorre pelas nossas próprias fraquezas ou pela nossa incompreensão. Seja cuidadoso. Observe seus pensamentos. Se você notar que a companhia de uma pessoa está te empurrando para baixo, evite-a não importa quão tentador seja. Seja forte. Se você assite TV, veja programas bons e informativos. Não perca nada. Desperdiçar é desonrar a natureza. Não desperdice comida, água ou eletricidade. Isto também é uma parte da yoga e da disciplina. Más companhias não significam apenas pessoas. Pode ser música, filmes e livros. Tudo o que te faz mais fraco e enfraquece seus valores morais e éticos são más companhias. Evite-as. Se nós praticamos o mal, somos malígnos. Se praticamos o bem, somos Deus.sangamam gaccha sadhunam – mantenha as boas companhias. Sua TV pode ser boa companhia, seus livros podem ser bons companheiros e a música pode ser uma boa companhia. A companhia de uma pessoa pode ser boa, se a pessoa inspira, eleva e nos torna mais fortes na prática espiritual.nirgame pravese vayoh guru laksyam vilokayet Em cada inalação e exalação, perceba a presença de Deus e do Guru. Faça deste final de semana o da consciência da sua respiração. Lahiri Mahasaya tambem disse:

svase rakho laksa (keep your alertness on breath)
ami devo saksa
(I give complete assurance)
sei pathe moksa
(through this you will get liberation)


A respiração é a nossa vida. Ame a sua respiração e as bênçãos de Deus. Com cada inalação sinta que você está recebendo todas coisas positivas e que em cada exalação você sente que está se livrando de todas as qualidades negativas.
Vou concluir meu discurso com uma instrução de Maharshi Patañjali.sa tu dirghakala nairantarya
satkarasevito drdhabhumih
(Patanjali Yoga Sutra, Samadhi Pada –14)“Por um período considerável de tempo pratique yoga continuamente, com amor e devoção ao seu professor, e permaneça calmamente no estado de yoga.”Pratique por algum tempo. Você pode não obter resultados imediatamente. Se você mudar de um caminho para o outro sem dar o tempo suficiente, não terá nenhum progresso. A única coisa que pode ser praticada continuamente é observar a respiração. É muito fácil e ao mesmo tempo muito difícil. Continue tentando, ou então a vida será inútil. Medite e aproveite sua vida ao máximo.Há um provérbio hindú – bahata pani, ramata yogi – a água corrente e o yogue em movimento não podem ser poluídos. A mente é como a água. Pode tornar-se estagnada e impura, ou permanecer fluente e limpa. Se você mantiver sua consciência fluindo para cima e para baixo pelo caminho real da sua coluna, você poderá permanecer puro como a água corrente.

Om tat sat Om

Perguntas e Respostas

1. Como você memoriza tantas escrituras e como você tem tanta energia?
Ler livros é bom, mas aprende-se muito mais meditando – com meditação e com um estilo de vida balanceado. Ler um pouco todos os dias ajuda. Como eu memorizo e lembro de tantas escrituras, eu não sei. Deus me deu um corpo muito frágil e doente como o de uma criança, mas pode ter compensado me dando uma boa memória. Como tenho toda essa energia? Não sei. Aquele que doa está doado. O que sei é que esta é a minha vida e que eu amo todos vocês, e o amor é a fonte de toda a energia.
2. Vocês yogues dormem de forma diferente?
Todos vocês são yogues, pois estão praticando yoga. Se você meditar regularmente, dormirá de forma diferente. Poderá dormir por apenas um curto período de tempo, mas ainda assim será revigorante, e dormir também será como uma meditação.
3. O que você pode nos dizer sobre visões? Elas têm algum significado? Caso afirmativo, como compreendê-las?
As visões acontecem de duas maneiras: 1. A pessoa pode ter uma alucinação e pensar que foi uma visão.2. Pode realmente ter sido uma visão. Como perceber a diferença? Observe o estado da sua mente. Se a sua mente estiver calma e tranquila, a visão pode conter uma mensagem. Se você fecha os olhos e vê Krishna, isso é bom, mas não pare aí. Pode não significar nada.Se uma visão real acontecer, Deus que te deu essa visão também lhe trará a sabedoria. Ela será revelada a você. Se você não está apto a compreendê-la, não se preocupe. Não fique perguntando a muitas pessoas sobre isso. Pessoas diferentes podem dar respostas diferentes, e isso pode confundi-lo ainda mais.
4. A que tipos de testes somos submetidos no caminho espiritual?
Quem vai testá-lo? Deus não nos testa. Deus nos ama. O amor não testa. Os testes surgem quando duvidamos de algo, e desejamos saber se é genuíno ou não. Quando há testes, há um elemento de dúvida. Onde há amor não há dúvida. Se eu duvido de alguma coisa, não há amor. O amor de Deus por nós é incondicional. Mas nosso amor por Deus é condicional. Nós vamos aos templos e igrejas e oramos. Nós oramos por muitas coisas. Deus não nos testa. Nós testamos a nós mesmos. Nossa mente tenta testar-nos. Imagine que você está sentado para meditar, tentando manter sua mente sob controle e a mente quer ver se você está realmente querendo meditar ou não. A mente vai sugerir algum outro tipo de trabalho. Se você levantar-se imediatamente, sua mente saberá que a sua vontade de meditar não é muito forte. Então os testes vêm de nossa própria mente, que tenta nos empurrar para baixo.
5. Explique “O amor é a fonte de energia”
Se você voltar para casa após um longo período de tempo, e você tem uma mãe, pense em quanta energia ela usará para fazer as coisas para você. Ela esquecerá todas as suas limitações físicas e fará muitas coisas que te deixarão feliz. Este é um exemplo simples. Da mesma forma, qualquer trabalho que você fizer, se você fizer com amor e pensar que o trabalho é dado por Deus, você não se cansará. Mas se você não gosta do trabalho, você o fará com muita relutância. Faça suas obrigações com amor.
6. Como não se apegar ao dinheiro e à existência e ainda assim não perder a ambição nem o caminho a seguir?
Nós viemos para este mundo. Temos que viver neste mundo. Alguns nascem no ocidente e outros têm que viver em cavernas. Mesmo que os monges vivam em cavernas, algumas vezes precisam de algo que eles não têm. Nós tentamos dar a eles o que eles precisam. Mesmo que você seja um monge, também precisa de roupas, comida e assim por diante. Quando o corpo está ali, há necessidades. As pessoas precisam de uma casa, de um carro, de um trabalho e muitas outras coisas. Aluguel, contas e outras coisas precisam ser pagas. Na Índia a família ajuda: se alguém não tem um emprego, os outros o ajuda. Viver com muito pouco dinheiro é possível na Índia, mas não no ocidente. Independente de onde estivermos, precisamos nos esforçar – não há saída. No clima tropical, a planta pode germinar rapidamente e crescer rapidamente. Ontem eu inspecionei as condições das árvores de Rudraksha que nós plantamos. Fiquei surpreso como elas crescem tão rápido – estão quase da minha altura. Isso acontece porque o clima é apropriado. Se a mesma árvore fosse plantada nos vales do Himalaia, levaria um longo tempo para crescer devido ao clima frio. Se uma planta está tentando sobreviver em um clima frio, está esforçando-se muito. Nós precisamos nos esforçar aqui.Mas então, como viver sem apego, e ao mesmo tempo com uma direção? Você faz isso com ímpeto, “Sim, eu tenho que fazer”.Na vida, se percebemos algo como uma obrigação que temos que carregar, nós não a aproveitamos. Se eu considerar uma obrigação sentar e falar com você, eu não vou desfrutar da conversa, não com você. Em qualquer situação de nossas vidas, primeiro aceite – Sim, eu preciso viver aqui, seja na cidade de Nova York ou em qualquer outro lugar. Agora preciso conviver com você aqui. Preciso aceitar isso. Se eu pensar que a Índia só foi boa nos tempos de Durga Puja, com tantas festividades, o momento presente estará perdido. Na vida, se você quiser ser feliz e bem sucedido, primeiro precisa aceitar: Sim esta é a a vida que eu tenho; ou esta é a situação que eu tenho; este é o ambiente que eu tenho. Primeiro, preciso aceitar.A árvore rudraksha germinou em Austin e só então foi trazida para Miami. Ela aceitou a nova região, o solo e o ambiente. Agora imagine que árvore não encontra uma iluminação aceitável, que a luz vem apenas de uma direção entre as árvores. Ela crescerá naquela direção. A árvore buscará pela fonte de luz e crescerá naquela direção. Da mesma forma, os problemas da vida virão, e os obstáculos virão, as dificuldades virão, mas você precisa encontrar a fonte de luz por onde você crescerá.A outra questão é como viver sem apego. O desapego não significa que você tem que abrir mão de tudo. Por exemplo, você precisa andar. Quando você anda, você tem dois pés. Você suspende um pé, segue para a frente, apóia o pé no chão e então suspende o outro pé. Você não pode suspender ao mesmo tempo os dois pés e andar. Este não é um jeito saudável de caminhar. Você pode quicar ou pular, mas em breve estará cansado. Se você anda, pode andar por quilômetros. Dar um passo não significa desapego completo. Você dá um passo, então dá outro passo, e lentamente você crescerá. Um pé está no chão enquanto o outro pé é suspenso. Isso vincula o processo de apego e desapego ao movimento adiante, não para trás. Viva uma vida de apego consciente. Isso não é desapego completo. Primeiro entenda onde você está. Então você começará a desapegar-se um pouco. Após desapegar-se, você segue um pouco adiante e então mantêm aquele pé estável. Se você caminhar nas montanhas por um caminho estreito, tomará muito cuidado a cada passo. Quando eu era mais jovem, viajando pelo Himalaia, precisei carregar um bastão de bambú com uma ponta de ferro, para medir a profundidade da neve e encontrar a superfície firme.Tendo percebido o apego, siga adiante. Vivendo neste mundo, não pense que “Eu” tenho que trabalhar. Este trabalho não é trabalho, é um serviço para Deus. Comecemos a ter uma contribuição positiva não apenas para nossas vidas, mas também para onde estivermos. Tente ter uma atitude onde, “Mesmo no trabalho, onde eu estiver, devo criar uma contribuição positiva. Sempre que eu trabalhar, estarei trabalhando com amor, alegria e felicidade.”
Om tat sat Om

Nenhum comentário:

Postar um comentário