Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

domingo, 3 de maio de 2009

Sri Ramakrishna

Sri Ramakrishna (1836-1886) é considerado um grande santo e místico da Índia moderna. Sua vida foi um testemunho da verdade e da universalidade dos princípios espirituais, assim como da pureza e do amor.

Nascido em Kamarpukur, uma aldeia próxima a Calcutá, desde criança demonstrou uma grande inclinação para a vida espiritual. Como um jovem sacerdote de um templo em Dakshinewsar (Calcutá), Ramakrishna mergulhou em intensas práticas espirituais e profundas meditações, tomado por um forte anelo por Deus e pelo anseio da comunhão divina.

Vivia constantemente absorto em Deus. Em seus freqüentes êxtases espirituais, alcançava o sublime estado de união com a Infinita Realidade.

Para ele, o ensinamento védico da unidade da existência era mais que uma teoria, pois realizou essa verdade pela percepção direta.

Ramakrishna trilhou diferentes caminhos religiosos dentro do hinduísmo. Praticou depois o islamismo e mais tarde meditou profundamente em Cristo, experimentando a mesma divina Realidade também através destes caminhos não-hindus. Assim, chegou à conclusão, baseada na experiência direta, de que os diversos caminhos religiosos, quando seguidos com sinceridade de coração, conduzem à mesma e única Realidade.

Via Deus em tudo e em todos. Seu amor pela humanidade não conhecia limites. Dizia, com freqüência, que os seres humanos eram as mais elevadas manifestações de Deus. Seus discípulos, muitos deles jovens estudantes universitários de Calcutá, foram os primeiros a sentir e a compreender esse amor. A Ordem Ramakrishna, inspirada nesse sentimento, tem como um dos seus mais importantes ideais servir a Deus no homem.

Vídeo sobre Sri Ramakrishna.

Alguns Ensinamentos:

  • O sol ilumina e dá calor ao mundo inteiro, mas não o pode fazer quando as nuvens interceptam os seus raios. De modo similar, enquanto o egotismo cobre o coração, Deus não o pode iluminar.

  • Pode o bote estar na água, mas a água não deve entrar no bote. Pode o aspirante viver no mundo, mas o mundo não deve viver dentro dele.

  • Que deves fazer enquanto estás no mundo? Oferece tudo a Deus, entrega-te a Ele e não terás mais que afligir-te. Mais tarde, saberás que todas as coisas acontecem por Sua vontade.

  • Deus não se manifesta onde reinam a timidez, o ódio e o medo.

  • A simplicidade mental conduzir-te-á facilmente a Deus. Se uma pessoa é simples, os ensinamentos espirituais frutificam espontaneamente nela, com a mesma facilidade com que germinam as sementes na terra cultivada, livre de pedras.

  • Deves discernir sempre entre o verdadeiro e o falso, o eterno e o transitório, e logo, pondo de lado o transitório, só deves fixar tua mente no que é eterno.

  • Quanto maior o apego ao mundo, tanto menor a possibilidade que tem o homem de obter o Conhecimento. Quanto menos apegado ao mundo, mais probabilidades há de alcançar o Conhecimento.


Fonte: http://www.vedantacuritiba.org.br/Ramakrishna.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário