Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

domingo, 17 de maio de 2009

Yoga: Caminho para o Divino


Trecho do livro de Paramahamsa Prajñanananda
(tradução da kriayvan Imaculada Mendes)

Perguntas e Respostas

1.Você pode nos falar sobre o perdão e como lidar com diferentes situações?

O amor dá e perdoa. O egoísmo se apodera e esquece. O amor é a origem do perdão. Pense em uma criança e sua mãe. A mãe perdoa a criança, não importa quão mal ela tenha se comportado.

Como criança, eu tenho uma reclamação. Tento imaginar porque Deus não pune alguém imediatamente quando faz algo errado. Eu acho que quando uma pessoa diz uma mentira, Deus deveria torná-lo mudo, assim ele saberia que fez algo errado. Essa é a minha reclamação com relação à criação de Deus. Certo dia, quando eu reverenciava Deus em um templo, a resposta chegou para mim, “Minha criança, se eu punisse a todos imediatamente, o que aconteceria à minha criação? Estaria cheia de pessoas sem mãos e sobre cadeiras de rodas. Amo todos vocês. Respiro através de todos, mesmo quando cometem erros e dou a todos o tempo necessário para a correção.” Este é o significado do amor e do perdão.
Quando alguém faz algo de errado com você, você pode reagir ou então analisar e tentar ajudar a resolver o problema. Se você não é forte o suficiente para encontrar uma solução com suas orações ou com uma compreensão positiva, fique afastado da pessoa ou do problema por algum tempo. Não reaja imediatamente. Reações imediatas jamais são reações racionais. Se um pouco de tempo é dado, a outra pessoa pode pensar e vir pedir desculpas. Perdão é força. Apenas uma pessoa forte pode perdoar. Algumas vezes você deve ser forte.
Na mitologia indiana, a Divina Mãe é projetada como a calma e quietude assim como Lakshmi ou Saraswathi, ou forte como Durga ou Kali, mas sempre com amor.

2. Qual é o significado da sola dos pés? Ouvi você dizer que ela representa toda a criação.

O corpo tem dois polos, o norte e o sul. Podem ser usados para representar a terra ou o universo. Através da meditação, os corpos ficam polarizados e tornam-se ímans. O polo norte é a manifestação divina e o polo sul é a manifestação física. O pé representa todo o corpo humano. Nos dedos e no calcanhar você tem a coluna, a força do cérebro, a visão e tudo o mais representado. Ao massagear a sola dos pés, você está realmente massageando todo o corpo. As mãos têm um excelente poder curador. Durante a meditação, quando você está massageando, você está curando o seu corpo.

3. Explique a diferença entre amor ordinário e amor divino.

Todo amor é eterno, puro, divino e sem expectativas. O amor existe para o amor. O que você chama de amor ordinário não é amor. É negócio. Você investe alguma coisa, esperando um retorno.

4. Fale sobre os Avatares (encarnações). O que é um Avatar completo e um Avatar parcial?

Na mitologia indiana, há uma descrição dos Avatares “vinte e quatro horas”, encarnações divinas manifestando a divindade, parcial ou completamente. Quando encarnações divinas como Rama ou Krishna estavam presentes na Terra, apenas algumas pessoas os reconheciam como encarnações da divindade. Quando Jesus estava vivo foi criticado, humilhado e ridicularizado. O poder divino manifestado em uma pessoa para um grande propósito, é um Avatar. Somos todos Avatares. A diferença entre eles e nós é que um avatar sabe o motivo pelo qual ele veio, e nós não. Babaji foi chamado de Mahavatara ou Grande Avatar, Lahiri Mahasaya foi chamado de Yogavatara (encarnação da Yoga), Shriyukteshwar foi chamado de Jñanavatara (encarnação do conhecimento) e Yogananda, Premavatara (encarnação do amor). Medite com amor e compreenda que somos todos Avatares.

5. Qual é a diferença entre afeição e amor?

Qual é a diferença entre chocolate e toffee? Ambos são doces. Usamos a palavra afeição para representar o amor entre as crianças. Há amor, mas também há egoísmo. A ternura é normalmente usada com alguém que esteja em posição inferior. Você demonstra ternura por alguém que é pobre, doente, deficiente ou que perdeu um ente querido. Isso também é uma expressão do amor com um sentimento de que o outro é inferior.

O amor é a percepção do preenchimento interior e a distribuição desse preenchimento com os outros, sem esperar retribuição.

6. Como se comunicar melhor com as crianças?

Ensinem às crianças com amor. Digam a elas repetidas vezes, sempre com amor. Não tentem impor suas idéias a elas. Não se comunique com agitação. O silêncio é a melhor comunicação. Não fique com a cara fechada. As crianças se afastarão de você. Nossa afeição tem expectativa. O método iogue é fazer o seu melhor pelas crianças e aceitar o resultado. Apontar repetidas vezes os defeitos das crianças não as fará evoluir.

7. Por favor comente sobre os quatro estágios da vida.

1º estágio – estudo, auto-controle, disciplina moral.

2º – casamento, vida social, trabalho, crianças.

3º - quando a criança atinge a idade de 20 anos, é um pouco desapegada; trabalha mais para o bem da humanidade com seu talento e para seu crescimento espiritual, e então só pelo dinheiro.

4º - dedica mais tempo à meditação, vive em retiro ou num monastério se possivel, e vive uma vida de renúncia.

8. O que podemos ensinar às crianças que não foram iniciadas?

Se você achar que trará benefícios às crianças, ensine um pouco de respiração profunda. Você pode ensiná-los a reverenciar a Deus pela manhã e à noite. Curvar-se tocando os pés ao dobrar os joelhos ou curvar-se completamente com o rosto para baixo, este é um bom exercício. Quando você toca os pés de uma pessoa espiritual, sua energia espiritual vem para você. Ensine-os a reverenciarem a Deus, aos pais e aos mais velhos da casa. Faça uma oração antes de se alimentar. Você pode ensinar o motivo a elas.

9. Como equilibrar a vida espiritual e a vida familiar?

Analisemos as expressões vida espiritual e vida familiar. As pessoas comuns acham que a vida familiar é ser casado, ter filhos e amigos, e obrigações sociais enquanto a vida espiritual é ir ao templo, adoração a Deus, meditação ou ir a um retiro.

Não divida a vida em vida espiritual e vida familiar. Você se casa espiritualmente. Quando você tem um filho você faz uma cerimônia religiosa. O que não é espiritual? Toda a nossa vida é espiritual. A palavra espírito tem muitos significados. Espírito significa álcool, mente, fantasma, respiração, alma e Deus. Estes são alguns significados dessa palavra. Quando você fala de espiritualidade você usa três palavras; respiração, alma e Deus. Espiritualidade é vida com amor. Primeiramente ame a si mesmo e saiba o que o EU ou alma significa. Ao levar uma vida familiar com a sua esposa, com crianças ou enquanto trabalha no escritório, esteja consciente de sua própria respiração. Se você fizer isso, poderá estar sempre num estado de paz e alegria.

Algumas vezes você tem que ser forte e forçar a disciplina. Se isso for necessário, demonstre inquietude, mas não esteja inquieto. Na Bíblia Jesus gritou e enxotou as pessoas que sacrificavam animais. Ele estava realmente nervoso? Faça o papel de alguém que está nervoso, mas não esteja nervoso em seu interior.


Om tat sat Om

Nenhum comentário:

Postar um comentário