Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

quarta-feira, 6 de maio de 2009

As Bem-Aventuranças do Senhor Jesus: O Sentido e a Significação delas

Palestra no dia do Natal proferida por Swami Mangalananda durante o programa dos dias Santos no Mother Center Miami 2003.

Sentemos calmamente, fechemos os olhos e escutemos internamente.Que as respirações de Deus, dos Gurus e de Jesus Cristo estejam conosco e toda a humanidade.

Om, amém.
Onde buscar o EuVocês devem conhecer a história da mulher que perdeu a sua agulha e estava procurando por ela à noite a luz de uma lâmpada da rua. Alguém se aproximou e perguntou, o que você está procurando? Estou procurando por minha agulha. Ele também começou a procurar pela agulha e então ele perguntou a mulher, onde você perdeu a agulha? Ela respondeu dentro de minha casa. O homem perguntou então por que você está procurando aqui? Oh, porque existe mais luz. Este é o problema, ao invés de procurar o reino de Deus dentro de nossa própria casa, o nosso próprio templo, estamos procurando fora. Talvez estejamos procurando o nosso tesouro perdido ao ouvirmos as palestras, ou lendo livros mas verdadeiramente falando, tudo está no interior. Podemos ter alguma inspiração ao ler ou escutar aos outros, ou estar com almas mais avançadas. Somente se realmente os escutarmos e os ensinamentos de Jesus é que vamos internamente. Devemos fechar todos os órgãos dos sentidos e irmos fundo internamente no silencio interior. É aí onde Deus, Jesus, e o nosso próprio e verdadeiro eu pode ser revelado. O Eu espera por esta revelação interior e reconhecimento. Isto não virá somente se - sentando e não fazendo nada. Não é este tipo de quietude que necessitamos, mas é a atividade calma que é orientada em direção a meta de Deus.Nas beatitudes no evangelho está escrito “abençoados são os pobres em espírito.” Eu li recentemente que abençoado pode ser traduzido como ir adiante, ir, levantar-se e lutar. Krishna sempre diz a Arjuna para se levantar e lutar. Não deveríamos desistir e ficar contentes com as circunstancias como parecem ser. Deveríamos tentar. Deveríamos lutar e crescer mais forte. É um convite para levantarmos, erguermos e irmos adiante. Na primeira beatitude está escrito:1. Abençoados são os pobres em espírito pois deles é o reino dos Céus.Espírito é também respiração, e pobre significa aqueles que são humilhados na respiração. Os seres humanos comuns não estão livres de suas próprias emoções; raiva, inveja, orgulho, ciúmes, medo e crueldade. Devido a estas emoções e o resultado de nosso estado interior nós não podemos respirar livremente ou profundamente. São estas pessoas que deveriam ir adiante e lutar.

Sabemos quando temos medo porque o coração bate mais rápido e a garganta sente mais apertada e que a respiração não é na verdade uma respiração. Assim, aqueles que sabem que são humilhados na respiração, em espírito deveriam ir adiante.2. Abençoados são os aflitos pois serão confortados.Aqueles que se lamentam, que estão tristes, deveriam ir adiante. Porém, quem realmente pode ir adiante e sobrepujar o passado, ou as tribulações; somente aqueles que aceitam que o passado se foi. Que o passado se vá e encontre uma nova oportunidade neste momento.3. Abençoados são os mansos.Abençoados são os gentis e humildes pois gentileza é verdadeiro vigor. O ambiente em que vivemos resiste à virulência. Os que são gentis, meigos e cheios de paz e compaixão; a estes a terra e os outros dão em abundância. É como uma lei natural. Se você tentar forçar alguém a dar a você alguma coisa ela resistirá em dar a você. Mas, se você vier humildemente, docemente, divinamente, com amor e pedir a alguém para lhe ajudar, então elas contentemente farão. Não ir adiante a violência e crueldade, mas proceder com uma atitude de amor e entendimento interiores. 4. Abençoados são os que têm fome e sede de justiça: pois eles serão saciados. Não fique contente em viver em circunstâncias injustas. Deveríamos tentar não ser preguiçosos e pensar que tudo virá naturalmente. Devemos enfrentar as nossas qualidades negativas e ir a luta, tal que possamos prosseguir no caminho.

Devemos cultivar os nossos desejos, nossos anseios para o nosso próprio crescimento. Gurudev está dizendo, ‘somente se você tiver o mais profundo desejo, então você o conseguirá. Não com o desejo da sorte, então você terá algo, mas não o todo.’Você deve sempre buscar pela retidão e justiça não só para si mas para toda a humanidade. Persiga a perfeição em sua própria vida e em todo o mundo. Em si ele é perfeito, mas o que temos feito? Deus nos tem dado uma vontade livre mas muitas vezes escolhemos a falsidade ao invés da verdade. O resultado de nossas pobres escolhas é que agimos de modo errado. As conseqüências de tais ações erradas são a infelicidade e não a paz. A todo o momento nós temos uma nova oportunidade de escolher, o que pensar, o que falar e como agir. 5. Abençoados os misericordiosos: pois eles terão a misericórdia.Aqueles que são misericordiosos receberão misericórdia. Misericórdia é a compaixão para com todos os nossos companheiros humanos. E não ter um coração aquebrantado mas ter um lugar em seu coração pelos outros e ajudá-los tanto quanto for possível.

Ver a Deus em todos é como deveríamos controlar os nossos órgãos dos sentidos. Não é ver nada, mas ver da maneira correta.6. Abençoados são os puros no coração: pois eles verão a Deus.Vá adiante, levante-se e levante aqueles que são puros no coração e na mente. Enquanto a mente está tão ocupada com o passado e o futuro não podemos estar no presente momento, e somente no presente momento encontraremos Deus.Limpe o coração e o torne livre das impurezas da raiva, orgulho e ciúmes. Estas emoções não deveria ter lugar em nossas vidas. Elas nos enfraquecem e nos evitam de realizar o nosso propósito.No Bhagavad Gita está escrito inúmeras vezes que deveríamos nos livrar do preconceito e do apego. Também deveríamos olhar com uma mente imparcial para ter um entendimento claro. Quando tentamos entender a vida dos outros e o que elas experimentaram no passado, assim podemos descobrir porque as pessoas comportam-se da maneira que elas fazem. Isto nos dará um entendimento delas, e assim o amor se desenvolve. Cultivar a capacidade de entender os outros é essencial na vida espiritual.7. Abençoados são os pacificadores pois eles serão chamados filhos de Deus.Jesus tem dito que; “Eu vos dou a minha paz, deixo a minha paz convosco.” É o tipo de paz que o mundo não lhe oferece, é uma paz especial. Ela vem de dentro, do Cristo interno; através da realização do nosso verdadeiro ser, que é Deus. O tipo de paz desenvolvida que ninguém pode tomar tanto em bons tempos como em maus tempos.Quando realmente sabemos quem somos nós, e estamos em unidade com Deus, nosso criador, então quem pode nos perturbar?Mas leva-se tempo, tempo para nos prepararmos para a verdadeira paz. Seu pai terreno era um carpinteiro.

Existem muitas estátuas de Jesus que o mostra como um carpinteiro. O que um carpinteiro faz? Ele tenta aplainar e polir a madeira para que a torne bonita. Semelhantemente Jesus também tentou aplainar, polir e fortalecer as vidas dos seus discípulos e seguidores.Existe uma história: um Rei reuniu todos os pintores ou artistas do seu reino para descobrir quem era o melhor artista. Após algum tempo ele encontrou dois que eram os melhores e os convidou ao seu palácio para pintar. O rei dividiu um grande hall em dois, utilizando-se de uma grande cortina. As paredes no final do salão foram usadas pelos artistas para as suas pinturas. Contudo, o véu separando os dois artistas evitava que eles vissem a obra um do outro.Um artista fez uma pintura descrevendo toda a criação com muitas cores e que era muito bonita. O outro artista somente poliu a parede; ele não usou tinta nem cor. O rei veio para inspecionar o trabalho dos artistas, mas ele não disse nada.Finalmente, o rei veio e um pintor mostrou ao rei a sua bela pintura da criação que era muito brilhante. O véu que separava os artistas foi removido e eles viram na parede polida, uma reflexão muito mais bonita desta pintura da criação. Todos ficaram atônitos e maravilhados. Deus pintou em uma parede toda a criação, todas as belezas e se nós polirmos a nos mesmos, nós seres humanos podemos refletir esta pintura de Deus.

Nós podemos vir a refletir a pureza, perfeição e divindade do Supremo e Todo-Poderoso Senhor.Necessitamos disto para cultivar o nosso campo e polir a nossa vida. Nós devemos erradicar todas as ervas daninhas e retirar todas as pedras, de modo que possamos refletir a luz da alma, a luz de Deus dentro de nós. É um processo longo mas nós já estamos no caminho. Quando Jesus está dizendo, “Eu sou o caminho a verdade e a vida.” Ele nos disse isto como o filho de Deus, mas também como o filho do homem. Cada um de nós é o caminho, só necessitamos tornarmos consciente de nosso próprio potencial e que as nossas vidas seja o caminho da verdade, da Divindade. Não está em parte alguma, mas depende de nós ter este estágio de consciência e conhecimento. Através da nossa prática de meditação e oração que finalmente conseguiremos a realização de Deus.8. Abençoados são os que são perseguidos por causa da retidão pois deles é o reino dos CéusDevemos nos erguer e lutar. Se soubermos que o nosso caminho é o caminho correto, não deveríamos nos entregar as palavras, difamação e severidade das pessoas que nos querem em outra direção, que não é o melhor caminho para nós. Devemos lutar pela verdade.

O desafio é crescer e aumentar o nosso vigor, a despeito das circunstâncias difíceis. No final teremos a alegria e a bem-aventurança, esta é a promessa de Jesus e Deus. Quando Jesus enviou os seus apóstolos e discípulos pelo mundo, ele lhes disse que não tivessem medo daqueles que podiam matar o corpo, mas não poderiam matar a alma. Temei dos que podem destruir o corpo e a alma. Nós sempre estamos temerosos de sermos magoados ou em ficarmos doentes. Deveríamos acautelar muito mais com a nossa vida verdadeira, a vida da alma. Não deveríamos temer mas fortalecermos a nossa fé em Deus. Se alguém é insultado ou confrontado com violência, o que fazer? Como um yogue nós deveríamos estar completamente livres da violência e cheios de ahimsa; não magoar ninguém com as nossas palavras, pensamentos e ações. Porém como administrar isto se alguém está nos magoando. Jesus está dizendo, “mas quem quer te golpear em tua face direita, dê a ele a outra face.” Ao invés de golpear de volta, você deveria oferecer a outra face. O que isto quer dizer? Não deveríamos reagir violentamente, mas ao invés disto tentar responder a violência com compaixão e entendimento. Deixe que a crueldade passe por você sem lhe afetar. Os praticantes de arte marcial têm um modo de permanecer calmos e cônscios durante um conflito. Deste modo a outra pessoa pode ser influenciada pela sua calma e se auto examinar para descobrir o que está errado.Eu gostaria de mencionar Peace Pilgrim que trabalhava pela paz. Uma senhora circulou por todos os Estados Unidos por mais de 20 anos sem nenhum dinheiro, somente com as suas roupas em suas costas e alguns trocados. Ela caminhava pela paz. Era o chamado dela e ela era uma santa, uma pessoa santa, sem medo. Ela tinha encontrado a paz interior no seu próprio eu, até mesmo ela, enfrentava circunstâncias violentas. Ela sempre permanecia bastante calma e em paz, pois não havia medo nela. Assim, aqueles que poderiam magoá-la, tornavam-se calmos e quietos como crianças. Somente quando nós tivermos encontrado esta paz interior, é poderemos realmente ajudar aos outros a encontrar a verdadeira paz delas. Este é o outro modo de agir no mundo com consciência, com presteza, em alerta. Não vir para baixo, mas permanecer na fontanela. É um trabalho difícil, mas é um desafio. Somente nos tornamos verdadeiramente livres quando nós não mais escravizamos as nossas próprias emoções e reações.
Viver como um exemplo

Assim, os discípulos de Jesus foram enviados ao mundo para espalharem o Evangelho do reino de Deus, que está em nossos eus. Não foi somente através das suas palavras que eles pregaram, mas através de suas ações. Viver a vida como um exemplo e viver de acordo com o entendimento mais elevado da verdade. Em diferentes estados da consciência numa nova maneira de ver e através do espírito podemos também vir a este estado de prontidão interior, percepção e realização. Respirar livremente e se mover livremente neste mundo como crianças de Deus na casa de nosso Pai, é a nossa herança.

O que é mudar?

O chamado para mudar como Jesus disse é mudar a nós mesmos. Todos os professores estão dizendo a mesma coisa inúmeras vezes. Mas quem realmente escuta? Jesus também está dizendo àqueles que têm ouvidos que eles escutem, e àqueles que têm olhos, que eles vejam. Não é fácil, e até mesmo os seus discípulos frequentemente não entendiam a Jesus quando ele falava por parábolas.Contemple um verso de uma Escritura Diariamente
Nós podemos não ter tido uma boa experiência na escola da leitura da Bíblia, mas isto não deveria lhe deter de ler a Bíblia e tentar entendê-la. Lá estão escondidos muitos tesouros do homem na Bíblia. Devemos ler a Bíblia com freqüência. Gurudev aconselha a leitura de um verso de alguma escritura diariamente e depois contemplar sobre ele todo o dia. Então, tente praticá-la cada vez mais. Nós vemos Deus que enviou o seu filho, e Ele está enviando mensageiros frequentemente para nos ajudar a sair do nosso sofrimento, ignorância e desilusões. É desejo e anseio Dele que sejamos livres. Assim, vamos tentar...

O que é a Vida?

Gurudev perguntou inúmeras vezes, o que é a vida? Assim, um dia, ele foi a pé numa mangueira num jardim de um médico. Após retornar ele estava bastante feliz dizendo que, “Isto é vida.” Ele estava realmente vivendo no presente momento com a consciência plena. Não perdendo um simples momento, uma simples respiração. Constantemente sentindo que o poder de Deus estava trabalhando através Dele em cada momento. Nós temos o temor da morte, porque nós não sabemos como viver o agora, e assim realmente nunca aprendemos o que a é a vida.
Fechemos os olhos.

Não existem muitos neste mundo que busquem o despertar interior. Existem muitos que só buscam o prazer do corpo. Mas, para alguns, isto não é o suficiente. Queremos descobrir o que é a verdadeira alegria, a verdadeira bem-aventurança e a verdadeira vida, com o auxilio dos ensinamentos. Porém, por fim, devemos adentrar e entrar no silencio interior onde Deus conversa conosco diretamente. Caminhe adiante, vá mais adiante, vá à fonte. Nada pode impedir você, se a sua determinação é firme. A escolha é sua, como viver a sua vida e em que direção você quer ir.
Om saha nāv avatusaha nau bhunaktusaha vīryam karavāvahai tejasvi nāv adhītam astu mā vidvisāvahaipūrnam adah pūrnam idam pūrnat pūrnam udacyate pūrnasya pūrnam ādāya pūrnam evāvaśisyateOm śāntih śāntih śāntih
Que as bênçãos, a bem-aventurança eterna e a renovada alegria de Deus, dos Gurus, de Jesus estejam conosco. Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário