Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

segunda-feira, 4 de maio de 2009


A árvore genealógica do yoga

Por Prof Roberto Simões & Prof Marcello Àrias


Com o passar dos anos o yoga se desmembrou em inúmeras vertentes, e como uma grande árvore gerou diferentes galhos que deram origens às distintas escolas. Nem todas as escolas trabalham de forma tão enfática com o corpo como o Hatha-Yoga. Algumas das principais escolas de yoga estão listadas abaixo:

• Raja-Yoga, Yoga-clássico ou Asthanga-Yoga: intenciona libertar o homem por meio da meditação. Como dito acima, é uma das linhas mais influentes do ocidente, e por este fato, as 8 partes que a compõem serão melhor desenvolvidas mais adiante.

• Hatha-Yoga: é o yoga que intenciona atingir a libertação por meio da transformação física. Em nosso ocidente a maioria das pessoas associa yoga ao Hatha-Yoga, e por este motivo também versaremos adiante mais detalhadamente sobre os diversos estilos associados a essa escola.

• Jnana-Yoga: objetiva atingir a libertação por meio de exercícios que desenvolvem o discernimento superior. O yoga praticado nessa escola é conhecido como o yoga da sabedoria.


• Karma-Yoga: esta escola anseia atingir a libertação através do serviço autotranscendente. Algumas vezes o Karma-Yoga é considerado ideal para aqueles indivíduos que não acreditam dispor das qualidades necessárias para a concentração e a meditação. Contudo, segundo Feuerstein, é na verdade um caminho necessário para todos que praticam o yoga em geral. Talvez possamos citar Mahatma Gandhi como um dos grandes expoentes dessa escola.

• Bhakti-Yoga: também conhecido como yoga devocional, tem como objetivo atingir a libertação por meio da entrega franca e sincera ao Ser divino. Seus adeptos costumam perceber a Realidade transcendente não de forma impessoal, mas pessoal.

• Mantra-Yoga: é a escola que intenciona atingir a libertação através da vocalização ou da mentalização de sons presumivelmente poderosos.

• Tantra-Yoga ou Laya-Yoga: é também identificado como o yoga da continuidade, e objetiva atingir a libertação através de visualizações, práticas ritualísticas, trabalho de energização sutil, além da percepção da identidade entre o mundo comum e a Realidade suprema. De certa forma, todas essas escolas chegaram até nós, ocidentais. O Swami Vivekananda talvez tenha sido um dos principais nomes neste contexto, pois foi ele que representou o Hinduísmo no parlamento das religiões em 1893. De lá para cá, inúmeros mestres orientais apresentaram ao ocidente todas as escolas citadas acima. Dentre os gurus indianos que obtiveram maior divulgação na mídia das américas pode-se destacar os seguintes: Swami Rama Tirtha (sem organização), Paramahansa Yogananda (Self-Realization Fellowship), Swami Satchidananda (Satchidananda Ashram, Yogaville), Swami Venkatesananda (Divine Life Society), Swami Muktananda (Siddha Yoga Dham), Maharishi Mahesh Yogi (Meditação Transcendental), Swami Satyananda Saraswati (Bihar School of Yoga), Swami Rama (Himalayan International Institute), Shrila Prabhupada (Sociedade Internacional para a Consciência Krhisna), Bagwan Shree Rajneesh (depois “Osho”, Osho International Foundation), Swami Vishnudevananda (Sivananda Yoga Centers), Swami Jyotirmayananda (Yoga Research Foundation), Sri Chinmoy (Chinmoy Mission), B.K.S. Iyengar (Iyengar Yoga Association) e Jiddu Krishnamurti (Brockwood Park). No Brasil, são dignos de menção nomes como Caio Miranda, Jean-Pierre Bastiou e José Hermógenes, que entre outros tantos precurssores, foram os brasileiros que iniciaram o vastíssimo cenário yoguico visto atualmente em nosso país. Estilos de Hatha-Yoga De todas as escolas de yoga o Hatha-Yoga é provavelmente a mais nova, tendo surgido, como dito anteriormente, em épocas medievais. O Hatha-Yoga foi transmitido por alguns mestres contemporâneos como o Swami Kuvalayananda (1893-1966) do Instituto Kaivalyadhama de Lonavla, no sul da Índia; o Swami Sivananda (1887-1963) de Rishikesh, no norte da Índia; T.S. Krishnamacharya (1887-1998) de Mysore e inúmeros outros. Segundo Georg Feuerstein, o mais influente de todos eles foi Krishnamacharya, que ensinou o seu filho T.K.V. Desikachar (estilo Vinyoga), seu cunhado Pattabhi Jois (estilo Asthanga-vinyasa Yoga), seu outro cunhado B.K.S. Iyengar (estilo Iyengar de yoga), e até mesmo Indra Devi, a primeira dama do yoga nos Estados Unidos da América. Para o leitor mais versado em Hatha-Yoga, fica claro a importância de Krishnamacharya, uma vez que seus alunos desenvolveram os métodos de Hatha-Yoga mais conhecidos e praticados nos dias de hoje. Algumas das mais influentes linhas de Hatha-Yoga estão listadas abaixo:

• Iyengar Yoga: estilo caracterizado pela precisão na execução dos ásanas, e pelo uso de inúmeros instrumentos auxiliadores, tais como sacos estofados, blocos de madeira, faixas de tecido etc. Em Puna, na Índia existe o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, fundado em 1974 e dedicado à memória da esposa de B.K.S. Iyengar, Ramamani.

• Sahaja Yoga: criado por Shri Mataji Nirmala Devi na década de 70, este estilo de yoga carateriza-se pela ênfase dada à meditação.

• Asthanga-vinyasa Yoga: criado por Pattabhi Jois, esta linha de yoga se caracteriza pela forte seqüência de ásanas. É talvez o yoga mais intenso que temos atualmente. Através da execução de posturas combinadas com respiração e concentração do olhar, o praticante desenvolve consciência respiratória, resistência muscular, flexibilidade, força, concentração e vitalidade. Em Mysore na Índia podemos encontrar o Asthanga-yoga Institute. Muito embora o Asthanga-vinyasa Yoga de Pattabhi Jois tenha bebido na fonte dos Yoga-Sûtras de Patanjali, ele é diferente do caminho dos 8 membros proposto por este autor.

• Power Yoga: é originário dos Estados Unidos da América e pode ser considerado uma adaptação do Ashtanga-vinyasa Yoga, pois nem todas as pessoas conseguem realizar as vigorosas seqüências do Asthanga-vinyasa, mas mesmo assim, algumas delas almejam uma prática intensa. Alguns professores preferiram adotar o nome Dynamic Yoga, ministrando uma prática com características similares.


• Bikram Yoga: sistema composto por 26 posturas executadas segundo uma seqüência padronizada. Tais posturas devem ser feitas em uma sala aquecida a uma temperatura de 38-43°C. Por este motivo também conhecido como Hot Yoga ou Yoga quente. Foi desenvolvido por Bikran Choudhury, que estudou com Bishnu Gosh (irmão de Paramahansa Yogananda).


• Kripalu Yoga: é um yoga composto por 3 estágios e adaptado às necessidades dos praticantes ocidentais. Os estágios desenvolvem-se de forma progressiva até que o praticante alcance a capacidade de realizar uma meditação em movimento. Foi criado pelo Swami Kripalvananda e desenvolvido pelo seu discípulo yogue Amrit Desai.


• Yoga integral: é um estilo que visa a integração de diversos aspectos relacionados ao desevolvimento do corpo e da mente. Combina técnicas de relaxamento profundo, posturas, respiração e meditação, foi desenvolvido pelo Swami Satchiananda e apresentado ao ocidente em 1969 durante o festival de Woodstock.

• Viniyoga: estilo que dá muita ênfase ao controle da respiração, onde esta é cuidadosamente correlacionada com os movimentos posturais. Dá ênfase também ao processo seqüencial na realização dos movimentos. Desenvolvido por Krishnamacharya, e perpetuado por seu filho T.K.V. Desikachar.

• Ananda Yoga: linha baseada nos ensinamentos de Paramahansa Yogananda e desenvolvida pelo Swami Kriyananda. Caracteriza-se por ser um estilo suave e por incluir singulares exercícios de energização.

• Yoga somático: linha desenvolvida por uma professora de psicologia da Universidade Estadual de Sonoma, na Califórnia, Eleanor Criswell-Hanna. Mistura princípios yoguicos tradicionais com as modernas pesquisas psicofisiológicas.

• Swásthya Yôga Shástra: a definição de Swásthya Yôga é, segundo o seu compilador, Mestre DeRose, o método codificado na passagem ao terceiro milênio da era Cristã, baseado em raízes muito antigas (Dakshinacharatantrika-Niríshwarasamkhya Yôga); portanto é de linhagem nobre tântrica e Samkhya, o que significa que é sensorial, desrepressor e não místico, muito embora o Mestre DeRose assuma que tenha recebido as informações necessárias para a compilação de tal método de uma entidade desencarnada de nome Bhavajananda. Ainda segundo o Mestre DeRose, o Swásthya Yôga é o melhor yoga do mundo. É composto de 8 partes: mudra, puja, mantra, pranayama, kriya, ásana, yoganidra e samyama. Talvez seja também a primeira escola de yoga nacional a desenvolver um forte esquema de franschising. Obs: para o Mestre DeRose, o Swásthya Yôga apesar de fazer uso de ásanas não deve ser classificado como pertencente a escola Hatha-Yoga, pois segundo ele, esta é destinada aos idosos, alternativos, nervosos, gestantes, espiritualistas e donas-de-casa, além de ser procurada especialmente pelos indivíduos pertencentes às classes sociais menos favorecidas.

• Kundalini Yoga: criado pelo mestre sikh Yogue Bhajan, objetiva despertar uma suposta energia adormecida na base de nossa coluna, energia esta conhecida como kundalini. Utiliza-se de posturas, respiração, cânticos e meditação.

• Yoga da linguagem oculta: escola desenvolvida pela Swami Sivananda Radha, discípula do Swami Sivananda, que busca o simbolismo intrínseco de cada postura realizada.


• Yogaterapia Integrativa: método desenvolvido nos Estados Unidos da América por Joseph Lepage. Esta linha enfatiza os processos de cura, trabalhando o ser humano física, mental, emocional e espiritualmente. Seu idealizador, que reside hoje no Brasil, em Santa Catarina, afirma que a cura pode acontecer quando estabelecemos contato com a parte mais profunda de nós mesmos. Os yogaterapeutas integrativos trabalham com portadores de inúmeras doenças, tentando conceder aos mesmos uma consciência corporal mais adequada, objetivando a diminuição dos sintomas de suas patologias. Apesar de existir a escola denominada yogaterapia integrativa, todas as abordagens yoguicas podem ser utilizadas terapeuticamente, uma vez quer existem centenas de trabalhos que investigaram os benefícios terapêuticos advindos das práticas de inúmeras vertentes do yoga.

• Yoga Mîmâmsâ: estilo desenvolvido pelo Swami Kuvalayananda, e que pode ser definido como o yoga investigativo. Esta técnica segue os pressupostos de Patanjali, adota posturas e respiração em suas práticas, mas preocupa-se em desenvolver o conhecimento científico paralelamente à aquisição do bem-estar. O Swami Kuvalayananda desenvolveu pesquisas científicas rudimentares que impulsionaram o conhecimento e a compreensão dos mecanismos de ação do Hatha-Yoga, permitindo que tal escola fosse investigada com as sutilezas e a profundidade que podemos observar nos dias de hoje. Esta linha têm sido adotada no primeiro curso de pós-graduação em yoga do Brasil, ministrado há anos na UniFMU de São Paulo e coordenada pelo professores Fabio Mazzonetto, Marcos Rojo e José Antônio Filla.


• Podemos citar também como linhas importantes do Hatha-Yoga o Anussara Yoga, o Tri Yoga, o Yoga do lótus branco, o estilo Jivamukti, além do Ishta Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário