Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

domingo, 3 de maio de 2009

A BATALHA DA VIDA

Paramahamsa Prajñanananda Giri


Contra Quem você luta?

Para ter êxito na batalha da vida, saiba contra quem você deve lutar. A luta não é externa, e sim interna. Não é contra seus amigos, esposa, namorada, marido, colega de trabalho. Esta luta é contra as neuroses da personalidade humana, contra sua raiva, ego, vaidade e hipocrisia. Aqueles que conseguirem vencer todos estes aspectos serão bem sucedidos em todos os âmbitos da vida. Posses materiais não são parâmetros de sucesso. Alegria verdadeira, amor e paz são os verdadeiros parâmetros. Porém, estes verdadeiros parâmetros são diretamente afetados pela raiva, ego, hipocrisia e ciúme.

Como lutar?

Havia um monge que estava sempre feliz. Certa vez um jovem lhe perguntou:"Você é realmente feliz?". O monge respondeu: "Por que me pergunta isso?"Porque sempre vejo você feliz e gostaria de saber se é uma felicidade sincera ou se está apenas fingindo ser feliz? "O monge não respondeu a questão do jovem, e depois de uma pausa falou: "Tem uma coisa que eu deveria lhe contar. Ontem eu lí a palma de sua mão e ví uma linha de vida muito curta. Você vai morrer daqui a sete dias." O jovem ficou desesperado e quis fugir dali. O monge tentou impedí-lo mas ele insistiu em ir embora. Enquanto andava para longe dali, ele desmaiou e algumas pessoas o levaram para sua casa. Quando ele recobrou os sentidos, começou a olhar para todas aquelas pessoas e não falou quase nada. As pessoas começaram a perguntar o que havia acontecido, se ele estava doente, infeliz ou deprimido. Ele disse às pessoas que iria morrer dentro de sete dias.
Então, chamou todos os amigos, inclusive aqueles com quem havia brigado. Ele os chamou e disse:
"Por favor me desculpem se minhas palavras feriram vocês. Não guardem isso no coração. Perdoem-me" e continuou a se lamentar. Passaram-se seis dias. No sétimo dia, o monge apareceu na casa do jovem, que agradeceu a visita humildemente:
"Obrigado por vir me visitar. Estou honrado de lhe ver em meu ultimo dia de vida." Porque?"perguntou o monge. "Porque você disse que eu iria deixar este corpo dentro de sete dias". "Não. Eu apenas respondi sua pergunta. Você não vai morrer." O jovem levantou daquele que achava que seria seu leito de morte e perguntou: "O quê? Eu não vou morrer?" "Não! Respondeu o monge. Agora pergunto: Você sentiu raiva nestes sete dias?". "Como poderia sentir raiva se estava morrendo?"Você teve ganância? Ganância de dinheiro, sexo, saúde, amizade? Ganância de sua própria religião e inteligência, relativas aos seus cinco chakras?" "Como podia ter ganância de dinheiro, sexo ou saúde, se iria deixar este corpo?"

Aqueles que decidirem encarar a batalha da vida não devem ter medo de viver, de perder e de morrer. Pessoas têm até medo de perder o cabelo, perder amigos, parentes, marido, namorado, mulher, emprego, fortuna...

Tudo isto é temporário. Você veio ao mundo sozinho, mesmo que tenha vivido em uma família numerosa. Quando você dorme, você está sozinho. Em sono profundo, você se preocupa se seu marido ou sua mulher esta lá ou não? Pense sempre: Eu sou a Alma. Eu apenas habito neste corpo. Eu sou imortal. Eu usarei este corpo, mente e inteligência. Eu serei forte. Evitarei olhar para trás; apenas quando tiver certeza que dei um passo. E uma vez dado, não me arrependerei. Lutarei contra todos meus inimigos internos, como a raiva e a ganância. Não irei discutir com meus amigos e familiares, apenas lhes darei amor.

O Escudo do Amor

Outra arma na batalha da vida é o amor. A primeira é a "Espada do Conhecimento" e depois vem o "Escudo do Amor".
Se você está lutando, proteja-se com o escudo do amor. Enquanto possuir isso, conquistará tudo. A Bíblia diz: "O Amor nunca falha". Para experimentar este amor profundo, para manifestá-lo através de palavras e expressões, não deixe nenhuma palavra sair carregada de raiva ou ganância. Deixe-as apenas saturadas de amor. Toda palavra funciona como uma bala. A bala mata um homem somente uma vez, mas palavras erradas poderão matá-lo várias vezes. Se uma palavra negativa, gananciosa, sai da boca ela fere outra pessoa no coração. Sejamos cuidadosos com estas balas. Falemos apenas palavras amorosas e deixaremos tudo em paz. Por isso que Jesus disse: "Ame ao outro como a si mesmo" O amor é uma arma poderosíssima para a auto-defesa. Ele pode conquistar tudo.
Na batalha da vida, se você tiver amor e conhecimento, você não sentirá medo. Com isso você estará marchando sempre pra frente e será bem sucedido. Mas para alcançar esta vitória, você vai necessitar de um corpo saudável. Por isso, você deve ter uma alimentação equilibrada e praticar algum exercício. Você deve ter uma mente determinada, amparada sempre pela "Espada do Conhecimento" e pelo "Escudo do Amor".
Esta batalha pela vida é totalmente pessoal e a vitória vem da transformação interna. Para ter êxito, seja destemido (de perder ou morrer) e lembre que sua alma é eterna, jamais morre.

Pense: “Mesmo que fique sabendo que meu corpo irá morrer agora, não ficarei triste. Ficarei feliz, pois sei que minha alma permanece”. Nunca tema a morte. Nunca tema as perdas. Você não irá perder nada. Amizades podem mudar, empregos podem mudar, situações financeiras podem mudar. Tudo é temporário. Hoje as coisas podem estar boas, amanhã podem estar ruins e vice-versa. Mas você não deve perder seu sentido e sua paz interna. Livre-se dos medos. O medo vem da insegurança. Hoje em dia as pessoas fazem todos os tipos de seguro. Ter um plano de saúde, não significa que não teremos doenças. Não que planos de saúde não sejam bons, mas não é isto que vai lhe assegurar a imortalidade.

Confie em Deus. Confie em você mesmo. Esta é a sua verdadeira apólice de seguro. Para vencer na batalha da vida, deixe-se guiar por sua intuição interna. Não seja escravo de suas emoções. Elimine a ganância, a raiva. Esta é a verdadeira vitória!

2 comentários: