Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Swami Dayananda Saraswati
Isvara deriva da raiz sânscrita is, acrescida do afixo vara. Is significa “dirigir, dominar, comandar”. O acréscimo do afixo vara a is produz Isvara, que significa “aquele que dirige, que domina, que comanda”- em outras palavras, o Senhor .

Como um indivíduo, na criação, estou bem ciente de que sou limitado, pelo espaço, tempo e pelo fato de que sou diferente de todos os outros seres e objetos. Mais ainda, sei que não sou o autor desta criação. Não causo as estações do ano, nem coloco o sol, a lua e as nuvens no céu. Com uma curiosidade intelectual natural, faço então a pergunta: "Quem é o autor dessa criação, uma criação que observo ser ordenada e inteligente?"

Por trás de cada objeto criado há uma causa, um ser inteligente, que tem o conhecimento e a habilidade de criá-lo. Este criador inteligente é chamado de causa eficiente. O mesmo deve ser verdade para o objeto chamado criação. Ela também deve ter uma causa eficiente, um ser que a criou. Este ser é Isvara.

Existe outra causa igualmente importante para qualquer criação - a matéria a partir da qual é feita. Veja, por exemplo, o pote de argila. Por trás de sua criação existe um oleiro inteligente e habilidoso, que é a sua causa eficiente. Além disso, distinto do oleiro, há o material a partir do qual foi feito o pote, isto é, a argila. Sem ambas as causas, material, a argila, e eficiente, o oleiro, o pote de argila não pode existir.

No caso da criação objetiva inteira, o Senhor, Isvara, não é apenas a causa eficiente, mas é também a sua causa material. Se esse não fosse o caso, surgiria a pergunta: “Se a matéria da criação é distinta de Isvara, então quem fez a matéria: de onde ela provém ? “. Esta pergunta sempre leva a uma regressão ao infinito.

O exemplo do sonho mostra como alguém pode ser tanto a causa eficiente, quanto a material da criação. Como o Sr. Sonhador, eu sou o autor do meu sonho - a causa eficiente. Mas também sou a própria matéria a partir da qual meu mundo onírico foi criado - a causa material. Sendo tanto a causa eficiente, quanto a material do sonho, nunca posso ser dele separado. O mesmo ocorre com a criação objetiva. Porque o Senhor é tanto a causa material, quanto a eficiente da criação, não pode haver distinção entre Ele e Sua criação. A criação existe em Isvara. Por isso, posso invocar o Senhor em qualquer forma que eu escolha, porque o Senhor nunca está fora de qualquer parte de Sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário