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quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Significado do Jyoti Mudra

Ela é mencionada no livro 'Durga, Saptashati, também conhecida como “Chandi,” em que todos os deuses foram derrotados pelos demônios. Após terem sido derrotados, os deuses meditaram juntos e profundamente no topo da montanha.Desta congregação de deuses em meditação, emergiu uma grande massa deslumbrante e efulgente de energia ou poder. Este é o significado de yoni mudra ou jyoti mudra.Em nosso corpo reside cinco unidades de poderes divinos nos cinco grandes elementos que significam os cinco chacras inferiores no cordão espinal. Estes representam os cinco instrumentos do conhecimento: audição, tato, visão, paladar e olfato.O Senhor do elemento som é Shiva. Através dos ouvidos podemos ouvir os sons. Porém nós nos acostumamos ao som externo. Esta energia biológica externa é o poder demoníaco. Devido a isto nós esquecemos a nossa força da alma. Este é o significado real de Deus ou o Senhor Shiva sendo derrotado pelos demônios. O Deus da sensação do tato é Vishnu. Nós adoramos o Senhor Vishnu como Rama, Krishna, Jagannath etc. Nós estamos envolvidos no desejo, a raiva e as emoções, e não podemos perceber o nosso eu ou a alma interna. Daí, o Deus da sensação do tato, Vishnu está sendo derrotado pelo poder animal e demoníaco.Nossos olhos são atraídos para a beleza externa. Temos esquecido do olho de atma surya (o Sol da alma) que reside em nós. Temos sido cegos pelo véu do esplendor da natureza. Isto é descrito como o Deus Sol desaparecendo pela animalidade e pelos demônios. Em nossa língua, o poder personificado da fala, o grande poder e energia está residindo. Estando envolvido na natureza inferior, nós desnecessariamente nos tornamos uns tagarelas. Tornamos óbvios que este poder da fala é a deusa personificada das palavras. Este é o significado da derrota dos deuses pelos poderes malignos dos demônios.
Nossos olhos são atraídos para a beleza externa. Temos esquecido do olho de atma surya (o Sol da alma) que reside em nós. Temos sido cegos pelo véu do esplendor da natureza. Isto é descrito como o Deus Sol desaparecendo pela animalidade e pelos demônios. Em nossa língua, o poder personificado da fala, o grande poder e energia está residindo. Estando envolvido na natureza inferior, nós desnecessariamente nos tornamos uns tagarelas. Tornamos óbvios que este poder da fala é a deusa personificada das palavras. Este é o significado da derrota dos deuses pelos poderes malignos dos demônios. Em nosso nariz, o órgão do olfato, o Deus Senhor Ganesh está lá. Isto nos capacita a perceber o cheiro. Isto também nos capacita a inalar e a exalar. Sendo atraídos e sobrepujados com os diferentes aromas e cheiros, esquecemos o Senhor Ganesh que é a Alma personificada. Assim, o Deus do olfato é derrotado pelo poder negativo e demoníaco da mente.Pela natureza estes cinco órgãos dos sentidos são voltados para o exterior, a força centrífuga. Estes são dominados pelas forças más e demoníacas a se tornaram impuras. Para fazer com que esta tendência externa vá para dentro, os cinco órgãos externos são fechados com os cinco dedos. Por esta técnica, a luz da sabedoria de Ganesh, no muladhara, a efulgente luz da deusa Kali do swadisthana chacra, a luz efulgente do Sol Deus do manipura chacra, a luz brilhante do Prana Krishna do anahata chacra, a efulgencia da luz do Senhor Shiva do vishuddha chacra e o brilho extremamente incandescente da luz branca de Deus, parambrahman, paramatma do sahasrara mahachakra, se unem e se tornam uma e surge como uma luz branca extremamente brilhosa. Isto é conhecido como um surgimento especial ou materialização deste grande poder divino, destruidor de demônios conhecida como Mãe Durga.De acordo com Shriyukteshwarji, os seis chacras no nosso cordão espinal representam os seis meses na ordem ascendente ou de baixo para cima e seis meses na ordem descendente que é de cima para baixo.

Dentro destes doze meses existem doze grupos especiais de estrelas do zodíaco, nove planetas e 27 estrelas especiais. Pela prática correta do Jyoti mudra da Kriya Yoga, os efeitos malignos das estrelas e dos planetas dos seres humanos são destruídos pelo poder da luz divina de cada chacra. Se esta técnica é praticada com o mais profundo amor, fé e devoção, o brahmajyoti ou o auto efulgente Senhor se torna manifesto. É mencionado nas escrituras :-“āyāhi varade devi tryakshyare brahmavādinē, gāyatrī chhandasāmāta brahmayoni namastute”Pelo praticar o jyoti mudra, o dispensador dos perigos e dificuldades, o auto efulgente e brilhante poder divino se torna manifesto. Daí, a oração nas escrituras ser: Oh, auto efulgente Mãe Divina, por favor, se manifeste e destrua as nossa animalidade e más tendências. Conceda-nos a expressão de A. U. M. ou AUM (OM). Através do qual nós tornar-nos-emos envolvidos no som de Om durante o jyoti mudra. Tu és a manifestação de parambrahman, da conglomeração dos sons no vacum; dos seus infinitos sons, nós poderemos perceber os seus sinais. Dentro de nós se manifestará o Gayatri, ou as tríplices qualidades divinas. A manifestação destas tríplices qualidades divinas são: o som, a luz e a vibração divinos. Estes três poderes divinos sempre se manifestarão em nós. Oh, Fonte e sustentador dos deuses, por favor, nos conceda constantemente em nós a consciência da alma. “Nós nos curvamos diante de Ti, com humildade e amor extremos inúmeras vezes, milhões de vezes”.Isto é descrito como o ritual de sandhya nas escrituras. Após ter conseguido sucesso no sandhya ou samyak dhyaan, a pessoa obtém a perfeição no jyoti mudra e a primeira Kriya Yoga. Como resultado “pratibodha viditam matam amritattwamhi vindate”- Em cada percepção a imortalidade Dele e a sua imortalidade são realizadas.

“karmadhakhya kevalam sarbantaryami, sakhi, chetah, kevalam nirgunascha”-

O verdadeiro e único feitor de todas as ações, o conhecedor de todos os pensamentos mais íntimos, o testemunha, o inspirador da consciência, o puro sem qualidade. Este ensinamento dos Upanishads é realizado. “O Kriya Yogue saadhak pode declarar com convicção, Oh, brilhosa e efulgente Mãe Divina, Tu és o meu Terceiro Olho, por favor, funcione dentro de mim, como o conhecedor de todos os pensamentos”.O trabalho, atividade ou função é 'Kri' ou 'Kru' e o eu interno, conhecedor da alma é 'Ya' – Isto é Kriya Yoga. Ao praticar isto, se obtém o despertar do conhecimento da alma ou atma jagaran ou o Auto-despertar. O seu resultado ou fruto é o estágio - "eu faço coisas, eu consigo as coisas feitas" – o estado do testemunho. Cheta significa, a pessoa realiza a existência absoluta, o conhecimento absoluto e a bem-aventurança absoluta. A pessoa atinge o kaivalya ou o kevala mukti ou a liberdade final devido a realização de Deus em toda ação. Isto também é conhecido como o estado de liberdade das qualidades como a percepção do não nascimento, não morte, do sempre existente e absoluto pranakrishna neste corpo que está sujeito as qualidades. Esta auto-realização ou Cultura da Alma torna-se bem sucedida pela prática perfeita do primeiro estágio da Kriya Yoga original de Babaji Maharaj, Lahiri Baba, Shriyukteshwarji e como ensinada pelo Swami Hariharananda Gerai e os seus discípulos autorizados.

O verdadeiro e único feitor de todas as ações, o conhecedor de todos os pensamentos mais íntimos, o testemunha, o inspirador da consciência, o puro sem qualidade. Este ensinamento dos Upanishads é realizado. “O Kriya Yogue saadhak pode declarar com convicção, Oh, brilhosa e efulgente Mãe Divina, Tu és o meu Terceiro Olho, por favor, funcione dentro de mim, como o conhecedor de todos os pensamentos”.O trabalho, atividade ou função é 'Kri' ou 'Kru' e o eu interno, conhecedor da alma é 'Ya' – Isto é Kriya Yoga. Ao praticar isto, se obtém o despertar do conhecimento da alma ou atma jagaran ou o Auto-despertar. O seu resultado ou fruto é o estágio - "eu faço coisas, eu consigo as coisas feitas" – o estado do testemunho. Cheta significa, a pessoa realiza a existência absoluta, o conhecimento absoluto e a bem-aventurança absoluta. A pessoa atinge o kaivalya ou o kevala mukti ou a liberdade final devido a realização de Deus em toda ação. Isto também é conhecido como o estado de liberdade das qualidades como a percepção do não nascimento, não morte, do sempre existente e absoluto pranakrishna neste corpo que está sujeito as qualidades. Esta auto-realização ou Cultura da Alma torna-se bem sucedida pela prática perfeita do primeiro estágio da Kriya Yoga original de Babaji Maharaj, Lahiri Baba, Shriyukteshwarji e como ensinada pelo Swami Hariharananda Gerai e os seus discípulos autorizados.
Praticando-se o jyoti Mudra, a pessoa pode perceber o brahmajyoti ou o ventre do universo, donde toda a criação nasce. Daí, esta percepção do Divino ser conhecido com a luz das luzes. Durante este período a pessoa obtém a experiência total da percepção da Alma, pela prática de todas as técnicas. khechari mudra, pranayama ou o controle respiratório e a visualização da divina e efulgente luz é a expressão completa do jyoti mudra. Em diferentes escrituras, isto é descrito de modo diferente. Pela prática desta técnica a externa e vagante mente se torna direcionada internamente e se torna introvertida.Paramahamsa Yoganandaji declara: os nossos dois olhos externos só vêem as falsas imagens e ilusões, mas o nosso olho interior ou terceiro olho vê a Alma. O propósito da prática do jyoti mudra é ver, perceber o todo penetrante, onipotente e onisciente Senhor, Deus. A percepção do terceiro olho ou do olho da sabedoria é um assunto da experiência direta, e não de imaginação ou alucinação. No momento em que a mente do yogue se torna introvertida, ocorre a brilhante e efulgente iluminação do terceiro olho. Pela prática do jyoti mudra a pessoa encontra esta unidade com a alma. È por esta razão que Jesus Cristo falou no Evangelho de Lucas – “Quando os seus olhos forem um, o seu corpo se tornará efulgente e cheio de luz”. Em nossos músculos, órgãos do corpo e partes das correntes eletro-magnéticas da energia vital permanecem solidificadas e condensadas. Pelo jyoti mudra, se torna possível percebê-los. De modo a ver esta Efulgencia divina da alma, a pessoa tem que controlar as Energias Vitais internas ou para fora dos cinco sentidos especiais. Ela tem que está concentrada e centralizada no ajña chacra e novamente ser percebida em todos os chacras. Os procedimentos e técnicas disto têm que ser aprendidas diretamente do Guru. Tentar aprender estudando os livros que estão cheios de perigos e erros, a pessoa não deveria perder tempo e energia aprendendo dos livros.

Paramahamsa hariharananda

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