Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009


* * *


COMO MEDITAR


[Por Paramahansa Yogananda]

[Instruções básicas, com um exercício de visualização]

INTRODUÇÃO

Meditação é a ciência que une a alma com o Espírito. A alma, que descende de Deus na carne, manifesta a consciência e a força vital pelos sete chakras, ou centros da luz, no eixo cerebrospinal de homem. [Essas são “as sete estrelas” e “sete igrejas” mencionados por São João no livro do Apocalipse na Bíblia.] Revestido na prisão corpórea, a consciência da alma e a força vital ficam identificadas com o veículo físico e com as suas limitações corporais. A meditação científica desperta a consciência da alma em sete centros cerebroespinhais. Em um estado de recolhimento divino, a alma intuitivamente realiza a sua natureza imortal e origem. Vários estados progressivos do despertamento da alma são acompanhados por uma aproximação, algumas vezes, de uma crescente paz interior e alegria. Nos estados mais exaltados, a alma e o Espírito ficam reunidos em comunhão extática, ou samadhi.

Pela meditação unimos a limitada alegria da alma com a ilimitada alegria do Espírito. A meditação não deve ser confundida com uma concentração comum. A concentração consiste em retirar a atenção das distrações e focá-la em um determinado pensamento que possa ser útil. A meditação consiste numa forma especial de concentração, no qual a atenção é retirada da distração e focada em Deus. A meditação é a concentração usada para conhecer Deus.

POSTURA


Um dos primeiros requisitos da meditação é manter uma postura correta. A espinha deve permanecer ereta. Quando o devoto procura dirigir sua mente e sua força vital para cima, pelo eixo cérebro espinhal, aos centros da mais alta consciência no cérebro, ele deve evitar qualquer pressão ou aperto dos nervos espinhais causados por uma postura imprópria.

As pessoas, cujas pernas são flexíveis, pode preferir meditar sentado de pernas cruzadas sobre uma almofada no chão, ou sobre uma cama rígida. No entanto, Paramahansa Yogananda recomenda para a maioria dos ocidenteas a seguinte pose de meditação:

Sente-se em uma cadeira de espaldar reto sem braços, descansando os pés no chão. Mantenha a espinha ereta no abdômen, no peito, ombros para trás, queixo paralelo ao chão. As mãos, com as palmas viradas para cima, devem descansar sobre a s pernas na altura das coxas e região abdominal para evitar que o corpo flexione para a frente. A meditação com a cadeira deve ser confortável na altura, caso contrário existe uma tendência a permitir que a tronco incline para frente ou para trás. Se esta postura correta for assumida, o corpo permanecerá estável e relaxado, de modo que seja possível permanecer totalmente imóvel, sem mover um músculo, facilmente.

Cada um dos detalhes expostos é um fato que contribui para o obetivo principal da postura da meditação – uma espinha ereta, estável e sem tensão mantida durante todo o período da meditação. Se, devido a maus hábitos de postura ou de defeitos congênitos da postura, você enfrentar dificuldades ou deconforto para manter as posições específicas de pés, mãos, ombros, tórax e abdômen, independentemente do senso comum, são necessários ajustes para a sua necessidade individual, mas deve esforçar-se sempre para realizar o objetivo recomendado pela postura de Paramahansa Yogananda.

Quando estiver estabelecido na meditação, inale lenta e profundamente [através das narinas] numa contagem de 20, retenha a respiração também numa contagem de 20, exale lentamente [através da boca] numa contagem de 20. Pratique isto de de seis a doze vezes. [Uma menor contagem pode ser utilizada, desde que seja igual nas três partes]. Inale então tensionando todo o corpo e apertando os punhos. Relaxe então todas as partes do corpo de uma só vez e, ao fazê-lo, expulse o ar pela boca em uma dupla exalação “ah, ah”. Repita esta prática seis vezes. Então esqueça a respiração. Deixe fluir para dentro e para fora naturalmente, por sua própria iniciativa, como na respiração normal.

Com as pálpebras semi-cerradas [ou completamente fechadas, se isto for mais confortável para você], olhe para cima, focalizando o olhar e a atenção, como se estivesse olhando para fora num ponto entre as sobrancelhas. [A pessoa em profunda concentração, frequentemente franzi o entrecenho neste ponto]. Não cruze os olhos ou o tensione; o olhar para cima vem naturalmente quando se está relaxado e concentrado calmamente. O importante é fixar toda a atenção no ponto entre as sobrancelhas. Este é o centro da Consciência Crística, a sede única do olho descrito por Cristo: “A luz do corpo é o olho; se, pois, teu olho for bom, todo o teu corpo terá luz”. [Mateus 6:22]. Quando o objetivo da meditação for alcançado, o devoto conseguirá perceber de imediato a sua consciência espiritual concentrada no olho espiritual e, mediante sua capacidade espiritual interior, experienciará um estado de união feliz com o Espírito divino.

Fazendo um esforço perserverante, o iniciante pode, após algum tempo, perceber a luz, ou até mesmo ver o olho espiritual de três cores – um reflexo no olho da atual luminosidade da medula oblongada [na base do crânio onde se junta ao pescoço]. Este único olho de luz refletido na testa é o olho astral do olho onipresente da percepção intuitiva. Permaneça em profunda concentração e calma para ver o olho espiritual, um halo dourado em torno de um círculo azul, no centro do qual encontra-se um estrela branca de cinco pontas. Aqueles que vêem o olho espiritual deveria esforçar-se para penetrá-lo com uma mais profunda concentração e pela oração dedicada a Deus. A profundidade da calma e da concentração necessária para isso estão descritas em concentração e meditação [Lições 21 e 29].

Desejando ou não ver a luz do olho espiritual, você deve entretanto continuar a se concentrar na Consciência Crística, ponto entre as sobrancelhas, orando profundamente a Deus e a Seus grandes santos. Na linguagem de seu coração, invoque a Sua presença e as Suas bençãos. Uma boa idéia é praticar uma afirmação ou uma oração que consta nas lições de Paramahansa Yogananda, “Sussurros da Eternidade ou “Meditações Metafísicas”, e espiritualizá-las com seus próprios anseios devocionais. Silenciosamente cantar e rezar a Deus, mantendo a atenção no ponto entre as sobrancelhas, até que você receba de Deus como resposta uma tranquila e profunda paz e alegria no íntimo.


VISUALIZAÇÃO


A Divina Consciência é Onipresente. A fim de harmonizar-se com Ela, é necessário primeiro expandir a mente pela meditação em algum aspecto da natureza infinta de Deus. Visualização não é realização; visualização é apenas uma ajuda eficaz para o aprofundamento da concentração, que é essencial para uma meditação mais profunda, gerando assim a realização. O exercício seguinte de visualização mental e expansão, dado por Paramahansa Yogananda, será útil para preparar a mente para a prática científica das técnicas de meditação que serão fornecida mais adiante nas lições:

“Sente-se ereto. Foque seu olhar e sua mente no centro da Consciência Crística, entre as sobrancelhas. Preencha o seu coração com alegria. Veja! A esfera escura que você vê com os olhos fechados começa a tornar-se uma esfera de luz e de alegria. Esta esfera está sendo ampliado. Agora é maior do que o seu corpo. Continue a expandir a esfera de alegria e de luz. Eis que sua casa e todos os que estão presentes se encontram na esfera de luz. Expanda cada vez mais até que você veja toda a sua cidade nesta esfera de luz e de alegria. cada vez mais a esfera de luz e de alegria engloba todo o Estados Unidos, e ela continua se expandindo, inclusive na Europa, na Ásia e no mundo! Veja o mundo banhado à luz desta pacífica esfera de alegria. A área esta se tornando cada vez maior; veja! O nosso sistema planetário e estelar, a Via Láctea, galáxias e nebulosas, como pequenas bolhas, flutuam na esfera.

Expanda a esfera de luz e de alegria dentro de você, no qual todas as coisas estão se movendo, refletindo como as luzes de uma cidade. Medite sobre e tente ser um com esta alegria. Deus é alegria e temos de encontrá-lo através da alegria. As escrituras dizem: “Tu és Isso.” Você mesmo é Um com a grande esfera de luz que é seu Pai. Você está nesta esfera de luz e de alegria! Medite sobre isto. Você não tem fronteiras – eternidade acima, abaixo, em todos os lugares. Nesta eterna esfera de luz e de alegria todas as coisas estão se movendo. Afirme mentalmente “Em mim os mundos flutam como bolhas. Eu e meu Pai somos UM.”

“Agora abra os olhos. Olhe para o seu corpo e veja como ele é pequeno! Feche os olhos e perceba novamente que você não é o seu corpo. Você é a eterna esfera de luz e de alegria, em que todas as coisas têm sua origem. Vamos meditar afirmando mentalmente: “Eu sou a esfera cósmica de luz, de alegria, de amor, em que estão os mundos e os universos flutuantes como bolhas. Meu Pai é esta esfera cósmica de luz, meu Pai e eu somos Um. Eu não sou o corpo, eu sou a eterna esfera de luz. OM. OM. Amém.”

[Paramahansa Yogananda advertiu aos devotos que é errado dizer “Eu sou Deus”. É preciso perceber que “Deus tornou-Se sozinho.” A alma é como uma onda no mar do seio do Espírito, mas a onda não é o mar.]

Através da prática diária destas instruções, você pode preparar-se para a prática das técnicas básicas de concentração e de meditação que serão dada mais tarde pela SRF. Estas técnicas científicas permitem mergulhar cada vez mais profundamente no grande oceano da presença de Deus. Todos nós existimos neste exato momento no oceano do Espírito, mas somente por perseveranção, devoção, meditação científica, poderemos perceber conscientemente que somos almas ondas individualizadas no vasto oceano do êxtase de Deus.

A meditação deve durar um período de, pelo menos trinta minutos pela manhã e trinta minutos à noite. Quanto mais você se sentar, desfrutando o estado calmo de meditação, mais rápido você irá progredir espiritualmente. Leve para as suas atividades diárias a calma que você sente durante a meditação; calma que vai ajudá-lo a trazer harmonia e felicidade em cada departamento de sua vida.

Conserve ininterruptamente a alegria, permanecendo na consciência da verdade e da sinceridade de quem medita todos os dias. Através da graça de Deus, por meio das bençãos dos Mestres e através de seu próprio esforço devocional, poderá alcançar o estado de Divina alegria vivida por todos os santos que se estabeleceram no Senhor [que se tornaram conscientes da unidade de sua alma com o Espírito].

PONTOS CHAVES


1. Providenciar um horário regular e um lugar para suas práticas diárias das técnicas espirituais ensinadas pela SRF. Procure um lugar calmo onde você possa estar livre de distrações e assim poder concentrar-se com mais intensidade. Se possível, nunca use esse local para outros fins que não meditação. Assim, você irá impregnar o local com vibrações espirituais que irão ajudar você a fazer a cada dia uma meditação mais profunda do que a do dia anterior. Você pode colocar neste aposento um pequeno altar com as imagens de Cristo, Krishna e dos Gurus da SRF.

2. Comece e termine a sua meditação sempre com uma oração, como por exemplo: “Pai Celestial, Jesus Cristo, Bhagavan Krishna, Babaji, Lahiri Mahasaya, Sri Yukteswarji, Guru Preceptor Paramahansa Yogananda, santos de todas as religiões, eu me curvo a todos vocês. Livre a minha vida de todos os obstáculos das ilusões e leva-me às margens da Tua realização”. Ou “Que Teu amor brilhe para sempre no santuário da minha devoção e que possa ser capaz de despertar Teu amor em todos os corações.”

3. De manhã cedo, ao acordar, bem como à noite antes de ir se deitar, são momentos excelentes para a meditação. Não tente meditar logo após comer. Espere pelo menos uma hora, se possível. O tipo de alimentação também tem uma determinada incidência sobre a saúde o sobre os problemas de saúdem não só do corpo, como também da mente. Certifique-se de que sua dieta inclui abundância de legumes frescos e frutas. Comer nozes, queijo, ovos e proteínas de vegetais de preferência à carne. Os frutos são os alimentos mais benéficos espiritualmente.

4. É conveniente usar um cobertor de lã ou de seda [ou ambos, com a seda em cima] para cobri o local onde você irá sentar-se para meditar. Estender o pano sobre a parte de trás da cadeira se for utilizar uma cadeira, deixando o final do pano no chão sob seus pés. Este tecido ajuda a isolar o corpo sutil das correntes telúricas. A atração magnética puxa para baixo as percepções físicas, prejudicando a meditação do devoto. Os yogues descobriram também que posicionar-se de frente para o Leste [local a partir do qual a direção espiritual sutil das correntes solares são sempre canalizadas] é útil para a meditação.

5. O banho tem um efeito não apenas sobre o corpo, mas também sobre a mente e, portanto, é uma prática benéfica antes da meditação. Banhar-se abre os poros permitindo que as toxinas escapem, mas também ajuda a distribuir a energia vital uniformemente por todo o corpo, acalmando os nervos e induzindo a à calma. É preciso também tomar um “banho mental” antes da meditação: ponha de lado todas as preocupações e problemas. Dê a Deus completamente o tempo reservado para a meditação. Concentre-se em um dos aspectos de Sua Infinita Paz, Alegria, Sabedoria, Amor, Luz, Beleza – ou sobre um aspecto pessoal como o do amor sempre crescente e que tudo perdoa, da Divina Mãe. Muitos devotos encontram inspiração divina meditando sobre as encarnações de Deus, como Cristo e os mestres. Lendo uma passagem devocional de “Sussurros da Eternidade” ou “Meditação Metafísica”, ou cantando uma canção de devoção “Mantras Cósmicos”, contribui para a elevação da mente. Meditação é, em si, um inigualável “banho espiritual” – uma limpeza e rejuvenescimento do corpo, mente e alma.

6. Os exercícios de Energização da SRF – e também alguns ásanas [posturas corporais] – são benéficos para preparar o corpo para uma meditação profunda. A força vital é harmonizada no corpo com esses métodos de relaxamento, e a atenção é liberada de dores, sonolência ou agitação decorrente do vínculo consciente da mente com os órgãos dos sentidos.

Seja regular em suas meditações [seja elas profundas ou inquietas, no princípio]. Seja persistente se você quiser atrair a atenção de Deus. Lembre-se que a meditação deve ser praticada com devoção, com amor a Deus. Paramahansaji disse que o amor de Deus significa a vontade de Deus. Ele não poder resistir à atração magnética do anseio da alma humana. As técnicas de meditação lhe ajudarão a despertar e estimular a vontade divina, que irá levá-lo para as alturas da realização, da união de sua alma com a Bem-Aventurança divina. Decida que você nunca irá desistir até que Ele venha até a você. Percebendo ou não, Ele está ouvindo o clamor do seu coração. No tempo certo Ele lhe conferirá seu dom supremo.


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário