Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Verdadeiro Significado de Gayatri











por Paramahamsa Hariharananda


A maioria das pessoas que praticam Gayatri não sabem o que significa Gayatri. Primeiramente direi gayante iti gayatri. Você deve observar três coisas, três sons: A-U-M. Existem sete centros – sapta pranaha, sete luzes, sete fogos, sete sacrifícios e sete lokas: bhu no centro do dinheiro, bhuva no centro da família, swa no centro do umbigo, maha (ilusão) no centro do coração, jana no centro cervical, tapa na pituitária ou no centro da alma, e satya ou verdade acima de tudo.

O mantra é:

om bhur bhuvaà svah tat savitur

varenyam bhargo devasya dhimahi

dhiyo yo naà pracodayat

O Pai Todo-Poderoso ilumina os sóis nos sete planos. Que Pai é esse? Savitur varenyam bhargo: entre os sete sóis, as sete almas, o Pai Todo-Poderoso é o único Sol verdadeiro. Está escrito nos Upanishads, agne naya supadha raye: esse é o verdadeiro fogo, o verdadeiro Sol. Dhimahi: estou procurando por Aquele que dirige os sete sóis nos sete centros para que ilumine o meu intelecto. Ele é o pushan que mantém você. Poshanat iti pushana. Ele é quem inala e por esse motivo todos nós estamos vivos. Bhargo significa não querer conhececer o poder dos sete sóis, mas desejar conhecer aquele que conduz os sete sóis, o Pai Todo-Poderoso. Ele é o verdadeiro Sol. Ele nos sustenta. Ele é o Sol da Alma. Então o mantra diz, tat savitur varenyam bhargo devasya dhimahi. O Pai Todo-Poderoso conduz os sete sóis permanecendo no corpo nos sete centros. Dhimahi significa ‘quero meditar nEle’. Existem sete sóis nos sete centros, sete fogos ascendendo, sete fogos descendendo. São quatorze luzes. Então você deve observar suas quatorze luzes e ver que em todo lugar você tem perfeito controle e sente o poder vivo de Deus em tudo. Observe seu centro do dinheiro e observe que o poder de Deus está ganhando dinheiro e não você. Então observe o centro da família e perceba que ele está trazendo alegria. Observe-o nos momentos de felicidade. Observe o centro da comida enquanto estiver comendo. Isto é Gayatri. Apenas cantar é inútil.

Dhiyo yonah pracodayat. Yo significa ‘para nós’. Dhiyo significa conhecimento, consciência, superconsciência, consciência cósmica, e até mesmo as más qualidades dentro de nós. Como podemos evitar más qualidades? Você deve ter consciência do que é bom para você. Você é seu amigo. Você deve saber o que comer, o que beber, o que falar, deve haver sempre moderação. Então evite a má alimentação e as más qualidades. Coma também uma quantidade limitada de comida, aquilo que você puder digerir. Yukta vihara: a sua diversão deve ser limitada.

No Bhagavad Gita (3:10), está escrito, saha yajna praja srishtya: No início da criação, o Senhor de todas as criaturas enviou muitas gerações de homens, que deveriam dedicar-se a executar sacrifícios e abençoou-os dizendo: “Sede felizes com este sacrifício, porque sua execução lhes dará tudo o que é desejável para viverdes com felicidade e alcançardes a libertação”. Após ter criado tudo em tempos imemoriais, o Pai Todo-Poderoso entrou em Sua criação. Por consequência, os seres humanos possuem dois corpos: o corpo físico e a alma. O corpo físico não faz nada; o corpo invisível (a alma) está constantemente ativando e propagando o corpo físico em cada respiração. A respiração mantém o fogo divino no corpo físico, onde o oxigênio é oferecido à alma como uma oferenda. Assim os seres humanos estão vivos. Em essência, tudo que é realizado através dos cinco órgãos dos sentidos é propagado através do poder de Deus – não apenas nos seres humanos, mas em todo o mundo.

Nós somos a semente viva de Deus e esta semente possui o poder de penetrar em tudo. Tudo o que nasce de tão poderosa semente é uma expressão da Alma. Tudo criado através das nove portas dos cinco órgãos dos sentidos é sagrado; é Deus expressando, propagando e evoluindo através de nós, vinte e quatro horas por dia, sem descanso.

A propagação acontece através da inalação e exalação, e através da Mãe Natureza. Puro vacha prajapati. Prajapati significa ‘propagação’. Saha yajna praja srishtya: Eu estou falando, mas não é a minha fala. É a fala de Deus. Você deve permanecer alerta em todos os lugares e em todo o sistema e desta forma você irá evoluir.

Isto é Gayatri. A-U-M representa três corpos – o corpo causal, o corpo astral e o corpo físico. Pode também ser os três centros – o centro da criação, o centro da preservação e o centro da destruição - Brahma granthi, Vishnu granthi e rudra granthi. Observe-O nos sete centros e veja onde seus defeitos estão e então por favor corrija-se. Eu não posso corrigir você. Eu posso apenas ensinar-lhe a técnica. Eu não posso dizer: por favor, medite! O estudante segue seu professor, participa de um treinamento e recebe o certificado. Do mesmo modo, você é Deus na forma de ser humano, um homem existindo em Deus. Na Bíblia a mesma coisa é dita: Não pense que sua boca foi feita apenas para o pão, mas as palavras que saem da sua boca são a fala de Deus.



Fonte: http://www.kriya.org.br/soulculture/vol_16_2/03-Rea_Meaning_Gayatri.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário