Esse site tem o objetivo de relatar todo o conhecimento sobre o homem e Deus.Como fazer para crescer espiritualmente,ser uma pessoa melhor, mais sábia. Desde materiais,mensagens e grandes homens que marcaram o mundo com sua luz. Esse site despretensioso tem a finalidade de que possa ser útil para ir em busca do autoconhecimento e despertar da consciência, acordar do sonho físico que nos limita tanto.Despertar do sono para podermos encontrar a alma, o Deus que habita o interior de cada ser.

Arquivo do blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009



Swami Dayananda Saraswati


Shanti é uma palavra que denota paz, tranquilidade, cessação. É derivada da raiz sam, que significa "estar calmo, cessar, estar contente".

Cada Upanishad começa com uma oração (shantipatha) que finaliza com uma repetição tripla da palavra shanti. Isso é mais do que uma simples reiteração de "paz", porque as palavras são valorizadas com uma especial significação. As Upanishads são a fonte reveladora do conhecimento de si mesmo, que é chamado de Advaita. Os conteúdos de uma Upanishad, quando adequadamente comunicados por um guru a um estudante preparado, são meios diretos de Autoconhecimento. Conseqüentemente, esses textos e o ensinamento são de primordial importância, e, nesse contexto, a repetição de shanti antes do estudo torna-se uma oração para este conhecimento torna-se livre de qualquer obstáculo.

A primeira enunciação de shanti refere-se à pacificação daqueles fatores sobre os quais não tenho o menor controle. É uma invocação aos elementos: "Permita que meu estudo não termine devido a um terremoto!" Este shanti é para afastar a possibilidade de qualquer evento desfavorável desse tipo.
Shanti é ainda repetido para libertar-me dos obstáculos produzidos pelas situações sobre as quais não tenho controle imediato, como as ações de outras pessoas. Que meu estudo não esteja sujeito a tais pertubações.

A expressão final é pela cessação de todos os fatores de obstrução que se originam na própria pessoa, tais como agitação da mente ou doença.

Devido ao ensinamento direto do guru, apoiado pela análise do que foi ensinado e pela reflexão sobre a visão que foi comunicada, a ignorância pode ser dissipada. O resultado é que o estudante percebe, com reconhecimento imediato, que sua natureza intrínseca é shanti, silêncio imóvel, em todos os momentos. Canta-se o shantipatha no começo do estudo para ficar-se livre de todos os obstáculos; o conhecimento obtido mostra que você não é nada mais do que a própria shanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário